[object Object]

Serenata Monumental muda para o Pátio das Escolas

Evento inaugural das festividades académicas pode ter limitação de assistência. Matias Correia afirma que “Ceia dos Boémios” muda-se para o Centro Cultural D. Dinis.

A Serenata Monumental da Queima das Fitas de 2023 irá realizar-se no Pátio das Escolas. Segundo um artigo publicado no diário AS BEIRAS, as negociações entre a Reitoria da Universidade de Coimbra e a Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) estão a ser finalizadas e existe a possibilidade de ocorrer um controlo de entradas no recinto.

De acordo com o mesmo artigo, Matias Correia, Dux Veteranoum da Universidade de Coimbra (UC), acrescenta que ainda se falou da hipótese da Sé Nova mas foi descartada devido à decisão de diferenciar a serenata da Festa das Latas e da Queima das Fitas.

A Serenata Monumental realizou-se no Pátio das Escolas em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Matias Correia explica esta mudança de local e afirma que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) impôs esta alteração à COQF.

Matias Correia refere que a limitação de pessoas no recinto é uma imposição da Reitoria devido à classificação de Património Mundial da UNESCO.

O estudante de doutoramento em Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) anuncia que a “Ceia dos Boémios” irá decorrer no Centro Cultural D.Dinis devido à divisão presente na cantina dos grelhados. O Conselho de Veteranos e a Reitoria da UC ainda estão a ultimar detalhes devido às condições de segurança do espaço.

Matias Correia reforça que a intenção do Conselho de Veteranos é voltar a realizar a Serenata Monumental na Sé Velha e acredita que deslocar esta tradição académica para a baixa de Coimbra era retirar este evento do coração da cidade universitária.

Carlos Missel, coordenador geral da COQF, afirma que a capacidade que o recinto ronda 8000 a 9000 pessoas.

A Queima das Fitas realiza-se de 19 a 26 de maio.

PARTILHAR: