[object Object]

Feira de emprego “A step into the future” pretende aproximar estudantes de empregadores

Feira de emprego decorre na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra e pretende oferecer aos estudantes ferramentas e alguns conselhos para o seu desenvolvimento profissional.

O evento organizado pelo Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências de Educação e Serviço Social da Associação Académica de Coimbra (NEPCESS/AAC) realiza-se nos dias 11, 12 e 13 de abril. Consiste em três dias de oficinas e palestras para ajudar os estudantes a terem contacto com testemunhos de diversas áreas do saber. Estão presentes várias entidades, com o objetivo de promover uma aproximação dos estudantes a profissionais que poderão guiá-los para uma boa adaptação ao mercado de trabalho.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), a presidente do NEPCESS/AAC, Carolina Mendes, fala da falta de componente prática e de uma aproximação ao mercado de trabalhos como as dificuldades mais notórias do curso que frequenta.

Enquanto estudante de mestrado de psicologia forense, a presidente do NEPCESS/AAC ambiciona, um dia, trabalhar na assessoria de tribunal ou num centro de prestação de serviços para a comunidade. Carolina Mendes diz ser precisa uma valorização dos profissionais de saúde mental para colmatar o problema da empregabilidade na área.

A feira de emprego oferece formações sobre a plataforma LinkedIn, curriculum e carta de motivação – competências técnicas que podem facilitar a entrada no mercado de trabalho, segundo a presidente do NEPCESS/AAC.

Carolina Mendes afirma também que devia ser criada uma plataforma com ofertas de trabalho, desde as que têm mais procura até aquelas menos procuradas pelos estudantes.

Esta edição da feira de emprego tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes uma maior ligação com o mercado de trabalho para tentar combater a taxa de desemprego. Em feiras como esta, os estudantes vão conseguindo entender melhor o mercado de trabalho e futuras oportunidades, a serem consideradas depois da conclusão do curso.

Fotografia: Vasco Ribeiro

PARTILHAR: