[object Object]

Movimento Fim ao Fóssil: Ocupa organiza mais uma assembleia aberta

Grupo unido em nome do clima reúne-se pela quarta vez com todos os que queiram participar para rever o manifesto e para discutir outros assuntos que estejam envolvidos na temática.

O grupo de jovens associados ao movimento End Fossil: Occupy em Coimbra organizou uma assembleia aberta. Com lugar no pátio das Químicas, este evento iniciou-se às 14h30 e teve o objetivo de abrir a discussão sobre a crise climática e para incluir mais pessoas ao movimento.

A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) falou com David Pires, um dos membros do movimento, que avança que a assembleia serviu também para marcar os futuros passos dos ativistas, adiantando que as ocupações poderão ser marcadas para o final de abril.

O ajuntamento em nome do ambiente reuniu aproximadamente dez pessoas, e o estudante aponta que a razão pela qual não houve ainda mais adesão foi meramente por questões de logística e de impossibilidades da esfera pessoal.

O ativista explicou a razão de ser esta a maneira de operar do movimento – a ocupar – e referiu a falta de eficácia que os movimentos ecológicos no geral têm junto aos governos.

Quando questionado sobre um dos desejos do movimento de que a Universidade de Coimbra (UC) marcasse uma posição pública acerca desta temática, o entrevistado explicou que não foi estabelecido até agora nenhum tipo de ligação.

A RUC falou ainda com Dani Pires, ativista presente, que também mencionou a necessidade de mudança de estratégia dos movimentos ecológicos.

Durante a assembleia foi revisto um programa de reivindicações, apontado como a principal o objetivo de acabar com o uso dos combustíveis fósseis até ao ano de 2030. O membro do movimento mencionou também uma possível aproximação com as repúblicas, num ato de entreajuda.

O estudante de Relações Internacionais explicou em que consiste o ato de “ocupar” – tratando-se por isso da atitude tomada pelos ativistas de, como diz o nome, ocupar um espaço da universidade, para desse modo alertar para as suas preocupações climáticas. O caso mais recente foi o da ocupação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

O movimento Fim ao Fóssil: Ocupa tem como objetivo sustentar um futuro melhor, através da ação direta.

 

PARTILHAR: