[object Object]
23.03.2023POR Miriam Lopes

Bot Olympics: Competição de robótica da Universidade de Coimbra está de volta

Um evento educativo e formativo que tem como objetivo dar a conhecer o mundo da robótica aos mais curiosos. A edição de 2023 acontece de 4 a 7 de maio com diversas atividades.

Composto por quatro provas a decorrer em simultâneo para alunos desde o Ensino Básico até ao Ensino Superior, decorre em ambiente tipo hackathon durante quatro dias, onde os participantes têm de desenvolver formas de atingir os objetivos de cada uma das provas.

A RUC esteve à conversa com João Vasco – coordenador geral do evento e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra – que nos explicou em que consiste esta competição.

As provas têm dificuldades distintas. Na prova do Ensino Básico, segundo explica João Vasco, é usado um robot mais simples e a programação é por blocos. O objetivo é que o robot siga uma linha e contorne paredes, caso as detete. Já na prova do Ensino Superior, o robot tem que navegar num ambiente simulado de uma casa, encontrar uma vela com a chama acesa e com uma ventoinha apagar essa mesma vela.

Os detalhes de cada prova são conhecidos no primeiro dia do hackathon e os participantes contam com 4 dias para garantir a programação correta dos robots . Conforme explicou João Vasco, os participantes são recebidos no Departamento de Engenharia Eletrotécnica no Polo II onde ficam durante os 3 primeiros dias da prova. No último dia, a grande final decorre na praça central do Alma Shopping.

Além das 3 provas principais, existem várias atividades paralelas. O objetivo é dotar os estudantes de soft skills através de talks, sessões demonstrativas e projetos ou atividades lúdicas e recreativas. O coordenador geral do evento acrescenta que existem ainda duas grandes iniciativas dentro do Bot Olympics: a UC Equal e a Bot Kids.

A Bot Kids acontece dia 6 de maio no Alma Shopping e pretende divulgar a robótica junto dos mais novos alguns desafios e provas pensadas para estas faixas etárias.

Já a UC Equal, conforme revelou João Vasco, resulta de uma parceria com a reitoria da Universidade de Coimbra e tem como objetivo promover a igualdade de género nas áreas da ciência.

As inscrições já estão abertas. João Vasco deixa o convite a todos os curiosos a participarem, a inscreverem os mais novos e a fazerem parte da edição deste ano do Bot Olympics que promete ser um espaço para aprender e passar bons momentos.

A entrevista completa a João Vasco está disponível nos podcasts RUC. Todas as informações sobre o evento podem ser consultadas em botolympics.pt.

PARTILHAR: