[object Object]

O Festival “Abril Dança” volta a Coimbra, desta vez a quatro mãos

Delfim Leão aponta que o festival pretende “conferir uma imagem de energia e de força” à cidade, através de um trabalho em conjunto. Maria Carlos Pêgo lamenta o fraco interesse de Coimbra pela dança.

Pela primeira vez, quatro estruturas culturais da cidade juntam-se para enriquecer a oferta cultural, utilizar novos espaços e novas entidades. Trata-se da colaboração entre Teatro Académico Gil Vicente, Câmara Municipal de Coimbra, Teatrão e Escola da Noite para o projeto “Abril Dança”.

“Um caminho seguro”afirma Delfim Leão, vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) em relação à parceria inter-institucional. O orador sublinha que este festival representa um “excelente exemplo do que a cidade pode continuar a fazer”: trabalhar em conjunto ao conferir uma imagem de energia e de força, não só na região, mas também fora dela, e assim atingir um público internacional.

Isabel Craveiro, membro da direção do Teatrão, acrescenta que se trata de um caminho feito por etapas e com uma noção de crescimento. O objetivo do Teatrão é  focar-se no trabalho cultural que, segundo a criadora, tem que cruzar linguagens.

Pedro Rodrigues, representante da Escola da Noite, indica que o seu contributo na programação é simbólica e explica: por um lado, a ligação entre a entidade e a “nova dança portuguesa” vem dos tempos da fundação da companhia, e por outro lado,  a participação é escrita num único evento. “O futuro e a solidez da parceria depende da vontade dos parceiros, mas também dos lugares que a Camâra Municipal e a Universidade de Coimbra querem dar a esse festival”, comenta Pedro Rodrigues.

Fernando Matos Oliveira, diretor do Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) informa que o Festival traz novidades, dado que liga o ensino profissional com a profissionalização. A própria escala do evento é, segundo o orador, motivo de destaque. Conta-se 27 iniciativas a decorrer no mês de abril que, de acordo como o diretor “são um todo que é diferenciador naquilo que é a realidade da dança hoje”. Fernando Matos realça que o apoio financeiro foi uma “mais-valia” para o desenvolvimento do projeto “Abril Dança”, ao contar com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e com a Direção-Geral das Artes (DGARTES).

“Coimbra dança e dança bem” aponta Maria Carlos Pêgo, diretora da cultura do Município, que lamenta o pouco interesse que dado à dança. A oradora recorda o projeto RAMPA, que visa ajudar os jovens bailarinos da cidade a envolver-se num projeto profissional, com a curadoria do coreógrafo Rui Horta.

A apresentação do Festival “Abril Dança”, que decorre de 1 a 30 de abril, aconteceu no Teatrão, no dia 15 de março.

Fotografia: UC@Ana Bartolomeu

PARTILHAR: