[object Object]

Estudantes universitários esgrimam argumentos durante TORNADU em Coimbra

O Torneio Nacional de Debates Universitários junta estudantes de todo o país para trocar argumentos à moda do parlamento britânico. O objetivo, segundo o organizador Lucas Lima, é fomentar o debate competitivo em torno de assuntos variados.

Coimbra é o ponto de encontro do Torneio Nacional de Debates Universitários (TORNADU) deste ano. O evento começou na sexta-feira e estende-se até domingo, dia 26 de fevereiro, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. A organização é do Conselho Nacional de Debates Universitários, em conjunto com a Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra (SDUC). 
Lucas Lima, estudante do terceiro ano da licenciatura em Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FLUC) e um dos organizadores, em entrevista à RUC, explica que o TORNADU leva a diferentes universidades portuguesas, desde 2012, um torneio que segue o modelo de debates do parlamento britânico. Os participantes são divididos em quatro equipas de duas pessoas e duas duplas devem ser a favor da moção apresentada pelo júri e as outras contra. 
Lucas Lima explica que quem participa neste torneio são sócios das sociedades de debate das universidades de todo o país. Nesta edição, a competição conta com a participação de 100 pessoas. O estudante da FEUC afirma que, apesar da participação ser restrita a estudantes universitários, qualquer pessoa pode assistir aos debates.
São explorados diferentes temas, desde o feminismo ao ambientalismo, segundo o estudante da FEUC. O organizador acrescenta que existem temáticas surpresa, que serão apenas reveladas na hora do debate. O organizador diz que o principal objetivo da realização deste tipo de eventos é divulgar o debate competitivo e convidar aqueles que gostam de debater a aprimorarem a prática. 

Os quatro melhores pares disputam a final no domingo, dia 26 de fevereiro. A dupla campeã recebe uma quantia de 100€.

Fotografia: Torneio Nacional de Debates Universitários

PARTILHAR: