[object Object]

Março traz doçaria Conventual e Contemporânea ao Convento São Francisco

A XII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra regressa, depois de três anos sem possibilidade de realização. São 36 doceiros locais, nacionais e internacionais. Vão permitir saborear tradição com inovação.

No fim de semana de 4 e 5 de março, a mostra estará de volta, desta vez, à sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco e à Capela da Ordem Terceira. Ontem, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, explicava à comunicação social os principais objetivos da mostra.

Com um novo formato e uma programação que combina tradição e contemporaneidade, a mostra pretende dar visibilidade ao saber fazer da doçaria conventual mas também incentivar a inovação e a criação doceira, afirmou o chefe da Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara Municipal de Coimbra, Rafael Nascimento, na conferência de imprensa de apresentação da mostra.

Dias 4 e 5 de março, doceiros nacionais, do Algarve ao Minho, vão estar no Convento. Também não vai faltar uma dimensão internacional com a presença de confeiteiros de Santiago de Compostela, cidade geminada com Coimbra. Ao todo serão 36 especialistas de doçaria.

No dia 4 de março, às 17h00, o Coro das Freiráticas da Cooperativa Bonifrates fazem companhia aos presentes. À noite, às 21h00, António Ataíde vai dar um concerto, na Capela da Ordem Terceira. Segundo Rafael Nascimento, desta forma é criada uma relação especial entre património imaterial e património material.

No domingo, Pedro Lamares traz o recital de poesia “A Poesia é para Comer”, às 17h00. Uma hora depois atuam os Guitarrinhos do Mondego. Para além das demonstrações fundamentais de doces, a Escola de Hotelaria de Coimbra apresenta pela primeira vez uma bebida inovadora para jogar com os doces na região, afinal “Os Doces Também se Bebem”.

A Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra vai estar de portas abertas no sábado, dia 4 de março, das 14h00 às 22h00, e no domingo, dia 5 de março, das 10h00 às 19h00. Sempre com entrada livre. A iniciativa é composta por uma parceria entre vários atores, incluído a Câmara Municipal de Coimbra, a Associação de Doceiros de Coimbra e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: