[object Object]

“É até arder”: RUC apresenta programação de aniversário em Conferência de Imprensa

A Rádio Universidade de Coimbra apresentou a programação do 37º aniversário numa Conferência de Imprensa realizada no dia 9 de fevereiro, dando destaque ao concerto de OCENPSIEA e Quelle Dead Gazelle no Teatro Académico de Gil Vicente.

“É até arder”: o mote das celebrações de aniversário dos 37 anos da Rádio Universidade de Coimbra é uma piada interna que se transformou em slogan, como explicou o coordenador do Departamento de Programação, Diogo Barbosa, no programa Café Olé de hoje.

O ponto alto da programação é o já habitual concerto no Teatro Académico de Gil Vicente, no dia 3 de março, às 21 horas. Partindo da provocação proposta pela Semana Cultural da Universidade de Coimbra, cujo lema é “horizonte”, a direção da rádio quis apostar no futuro da música portuguesa. Sobem, então, ao palco, duas bandas nacionais: OCENPSIEA e Quelle Dead Gazelle. Os primeiros são quatro jovens promessa de Braga que têm somado elogios da crítica, tendo sido reconhecidos a nível internacional por bandas como Bad Bad Not Good. Os segundos, mítico grupo de Lisboa, lançaram um novo trabalho no final de 2022, depois de um hiato de seis anos. O sócio da RUC, Diogo Barbosa, justifica a escolha e reforça a importância de apoiar o setor cultural na fase pós-pandémica.

Os bilhetes para o concerto vão estar disponíveis para venda a partir da próxima semana, com um custo de 10 euros e 7 euros para estudantes. Na Conferência de Imprensa, foram ainda destacadas outras atividades, como a festa que vai acontecer no dia 17 de fevereiro, no Atelier A Fábrica, protagonizada pela Ciga 239, uma editora de música eletrónica made in Coimbra.

A homenagem ao icónico radialista que a RUC perdeu no ano passado, Afonso Macedo, é outro dos pontos altos das celebrações. No dia 1 de março, o terraço da rádio é inaugurado com novo nome e torna-se pista de dança com um DJ set de David Rodrigues.

No entanto, nem tudo é festa. A programação de aniversário conta ainda com quatro conversas organizadas pelo Departamento de Informação sobre o passado, presente e futuro da RUC, da Associação Académica de Coimbra, da Universidade de Coimbra e da cidade.

PARTILHAR: