[object Object]

Líder da oposição visita AAC para ouvir preocupações da DG

Em entrevista à RUC, Luís Montenegro destaca a indignação da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra perante a publicação do despacho que prevê a criação de uma comissão para a revisão do Regimento Jurídico das Instituições do Ensino Superior. O presidente do PSD refere também que os estudantes reportaram um aumento de pedidos de apoio social.

Luís Montenegro, presidente do Partido Social Democrata (PSD), numa entrevista relâmpago à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), falou sobre o encontro informal com a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) que decorreu no passado dia 19 de janeiro e que serviu para discutir algumas preocupações que estão no centro da AAC.

Dentro dos tópicos da conversa, o presidente do PSD denota as alterações a serem introduzidas nas instituições do ensino superior. Luís Montenegro refere a apreensão demonstrada pela DG/AAC no âmbito da divulgação do despacho nº764/2023 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que prevê a criação de uma comissão para a revisão do Regimento Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES). A indignação após a publicação do despacho no dia 16 de janeiro deve-se ao facto de o movimento estudantil nacional não ter sido auscultado para a constituição da comissão em questão. O líder social-democrata confessa que, tal como os estudantes, ficou “admirado”.

Outro assunto levantado no encontro entre os dirigentes foi a necessidade de a ação social ser melhorada, sobretudo nesta fase mais precária em relação à inflação dos preços. O entrevistado salienta a insistência por parte da AAC na busca de obtenção de auxílio social para o corpo estudantil.

Luís Montenegro admite haver problemas muito agudos no que toca ao tema da habitação na cidade, o que tem impossibilitado cada vez mais alunos de frequentarem o ensino superior. Segundo o presidente, “é de louvar” o contributo dado pela AAC aos estudantes que estão inibidos de estudar por não terem meios financeiros suficientes.

O presidente do PSD conta que a conversa com a DG/AAC também convergiu em torno das atividades executadas dentro das secções que estão no seio da Académica. As ligações entre a AAC, a cidade e centro histórico coimbrão possibilitam uma maior dinamização de iniciativas culturais, desportivas, entre outras, frisa Luís Montenegro.

Aos olhos do entrevistado, a AAC é uma associação icónica do ponto de vista do associativismo académico em Portugal.

Fotografia: AAC

PARTILHAR: