[object Object]
27.12.2022POR Luís Pereira

Assembleia Municipal de Coimbra aprova moção que chumba aumentos nos preços da água e dos transportes

Deputado do PS que apresentou a moção expressou “total repúdio” pela “inoportunidade” do aumento do custo de “bens essenciais”, tendo em conta a inflação. Presidente da Câmara apontou para a necessidade de ter receitas para serem feitas obras na empresa Águas de Coimbra e realçou que a tarifa social e os passes dos autocarros não sofreram alterações.

A Assembleia Municipal de Coimbra reuniu no dia 27 de dezembro. Um dos assuntos em agenda foi a apresentação de uma moção do Partido Socialista (PS) contra os aumentos de 2,7% na fatura da água e de 10 cêntimos nos bilhetes de bordo dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que foi aprovada com 27 votos a favor do PS, CDU e movimento Cidadãos por Coimbra e 21 contra dos partidos que fazem parte da coligação Juntos Somos Coimbra.

A moção foi apresentada pelo deputado do PS Rui Claro, que criticou a intenção do executivo camarário de aumentar o preço da água e dos transportes públicos numa altura em que as famílias enfrentam muitas dificuldades.

O deputado realçou que a água e os transportes públicos são “bens essenciais” e apontou que face ao agravamento das condições de vida das famílias provocado pela inflação esperavam-se outro tipo de medidas por parte de quem lidera os destinos da cidade.

Rui Claro classificou as propostas da coligação Juntos Somos Coimbra de aumentar os preços da água e dos transportes como “políticas desesperadas para angariar receitas municipais”. O deputado do PS foi mais longe e incentivou o executivo municipal a formular e apresentar medidas de apoio aos cidadãos de Coimbra.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, garantiu que também ele, de forma geral, é contra os aumentos. Para o autarca, o governo central é responsável em grande medida pela degradação das condições de vida dos portugueses.

Apesar de se mostrar, em sentido lato, contra os aumentos, o presidente da Câmara ressalvou a necessidade de ter receitas para poder fazer obras na empresa Águas de Coimbra e acusou o PS de apresentar “equações demagógicas”.

O presidente defendeu que a empresa municipal Águas de Coimbra é reconhecida a nível nacional pelo serviço de qualidade que presta e afirmou que, ainda assim, o custo que cobra aos conimbricenses é inferior ao de outras autarquias.

A propósito dos aumento dos preços dos bilhetes ocasionais dos SMTUC, José Manuel Silva realçou que a tarifa social e os passes não sofreram alterações.

 

PARTILHAR: