[object Object]
22.12.2022POR Informação RUC

CHUC lança o apelo “Este Natal, dê o braço” à doação de sangue

“O Natal é uma fonte de inspiração e assim surge a proposta de um presente solidário”, escreve, em comunicado, o CHUC, que se juntou a um humorista para lançar um apelo à dádiva de sangue em formato de vídeo. “Basta estender o braço” e ter entre 18 e 60 anos e mais de 50 quilos, aponta o responsável pela área da promoção da dádiva de sangue.

O Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), com o apoio da Associação de Dadores de Sangue de Coimbra e em parceria com o humorista Afonso Paiva, lançou um vídeo para apelar à dádiva de sangue. “O Natal é uma fonte de inspiração e assim surge a proposta de um presente solidário, com a finalidade de motivar e sensibilizar novos dadores neste período natalício”, pode ler-se num comunicado do CHUC.

Esta é uma campanha destinada à população em geral, afirma José Mário Gama, presidente da Associação de Dadores de Sangue de Coimbra e responsável pela área da promoção da dádiva de sangue do CHUC. Numa altura natalícia, a prenda mais valiosa é, para José Mário Gama, a saúde. O dirigente recorda que, tal como diz o mote da campanha, “basta estender o braço”.

As condições básicas para alguém poder doar sangue são ter idade compreendida entre os 18 e os 60 anos e peso superior a 50 quilos. Além disso, de acordo com José Mário Gama, é importante que as pessoas se sintam saudáveis no momento da doação e que tenham uma consulta pré-dádiva.

Em conversa com a RUC, o presidente da Associação de Dadores de Sangue salienta que a Associação Académica de Coimbra (AAC) “tem estado de mãos dadas” com o CHUC, ao longo dos anos, para ajudar o próximo.

Durante a situação pandémica, “foram os estudantes que deram o exemplo”, segundo o presidente. A título de exemplo, José Mário Gama recorda que, na altura em que o Serviço de Sangue do CHUC não podia deslocar-se até às faculdades para fazer a colheita, os núcleos de estudantes da Faculdade de Economia organizaram-se para divulgar nas redes sociais o horário para doar sangue no posto fixo do CHUC.

Atualmente, devido à pandemia da covid-19, a colheita de sangue a dadores é efetuada em instalações temporárias no Centro de Simulação Biomédica, de segunda a sexta, entre as 09h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00, e também nos sábados, domingos e feriados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. Os homens podem repetir a dádiva de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro meses.

Fotografia: Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

PARTILHAR: