[object Object]

AAC assina protocolo para combater abandono estudantil e solidão dos idosos

Daniel Aragão fala na importância da ajuda da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra no processo e elogia o trabalho realizado pela Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel no combate à fome.

A Associação Académica de Coimbra (AAC) e a Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI) assinaram, na passada sexta-feira, um novo acordo de cooperação com a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC). O protocolo visa promover relações entre os mais novos (estudantes do Ensino Superior) e os mais velhos, através da companhia e partilha de experiências entre gerações. Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Daniel Aragão, vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), explica o fundamento desta colaboração, salientando o combate do abandono estudantil e dos idosos.

O estudante da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) faz alusão à falta de alojamento estudantil no início deste ano letivo como um fator de incentivo para os estudantes se inscreverem neste programa. Daniel Aragão diz que este não devia ser o foco principal do protocolo, mas tem de o ser, segundo o vice-presidente da DG/AAC, dado que os jovens estão a ser afastados do Ensino Superior devido às suas condições económicas.

O vice-presidente da DG/AAC afirma que a parceria com a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra é importante para ter um contacto mais próximo com os seniores. Daniel Aragão acrescenta que Jorge de Abreu Castilho, presidente da associação, respondeu imediatamente que sim ao desafio proposto.

Daniel Aragão ainda elogia o trabalho realizado pela Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, que também participa do protocolo. O estudante considera que este tipo de associações deve ser ajudado, pois “calam a fome” a muitas pessoas.

Este protocolo está integrado no Programa Abraço de Gerações. Todos os interessados em ser alojados por pessoas de mais idade devem contactar a ACERSI para um processo de seleção que inclui um período de entrevistas.

PARTILHAR: