[object Object]
15.11.2022POR Informação RUC

Sondagem ‘A Cabra’/RUC dá vitória a lista S na corrida à DG/AAC e MAM/AAC

Lista S lidera sondagem com 28,8% dos inquiridos. Lista E e lista P em empate técnico com 5,4% e 5,2%, respetivamente. O desconhecimento é o grande vencedor com 41,2% dos questionados a admitir não estar a par do ato eleitoral.

A RUC juntou-se ao Jornal Universitário “A Cabra” para a realização de umas sondagens de antevisão das eleições para a Direção-Geral (DG/AAC) e Mesa da Assembleia Magna (MAM/AAC) da Associação Académica de Coimbra. Foram 1000 os estudantes abordados dum universo possível de mais de 29 000 eleitores, uma amostra que ronda os 3,5%.

Para a Direção-Geral, apresentam-se à corrida a lista S – Sentir Académica, liderada por João Caseiro, a lista E – Estudantes Primeiro, encabeçada por Gonçalo Lopes e ainda a lista P – Parem de Empatar, chefiada por Wilson Domingues “Zé”, e, representação do Pato. Para a Mesa do órgão deliberativo mais importante da academia, já não contamos com a lista P: por parte da Lista S concorre Gonçalo Pardal, enquanto que pela lista E apresenta-se João Maduro.

DG/AAC: João Caseiro destacado na frente, com Gonçalo Lopes e Wilson Domingues em empate técnico

Começamos por analisar as sondagens das eleições para a DG/AAC. Dos três candidatos, há um quarto que se destaca. O desconhecimento continua a reinar nas eleições: 41,2% dos estudantes admitiram não saber do que se trata este ato eleitoral, ou, simplesmente não se interessam.

Ao olhar para os resultados, vemos que a lista S de João Caseiro lidera: são 28,8% os inquiridos que admitem votar na lista encabeçada pelo atual presidente. Significa isto que, retirando os inquiridos que desconhecem o ato eleitoral (considerando apenas os votantes), a lista S apresenta 62,5% das intenções de voto (fazendo a distribuição aritmética dos indecisos).

Atrás, e em empate técnico, seguem Gonçalo Lopes e Wilson Domingues, candidatos da lista E e P, respetivamente. No conto geral, a lista E apresenta uma ligeira vantagem com 5,4%, seguindo-se a lista P com 5,2%. Isto equivale a uma intenção de voto de 11,7% dos votantes para a lista E e 11,3% para a lista do Pato (com distribuição aritmética dos indecisos). Repare-se que este pode ser um resultado enganador pela sua proximidade, pelo que não se deve tirar conclusões precipitadas.

 

Análise por faculdades

FDUC – No Paço das Escolas, as tendências são mais ténues, quando comparado com outras faculdades. Dos 140 estudantes questionados, João Caseiro conquistou 20% das intenções, seguindo-se Gonçalo Lopes com 10,7% e Wilson Domingues arrecadou 7,9%. Apesar de ser a faculdade mais promissora para os candidatos das listas E e P, a sua soma nem chega para igualar as intenções da lista do atual presidente da DG/AAC.

FMUC – Se para lá da Porta Férrea a diferença se atenua, na Faculdade de Medicina não se pode dizer o mesmo: aqui a diferença é esmagadora. Dos 137 inquiridos, 59 (43,1%) admite votar em João Caseiro, seguindo-se Wilson Domingues e o Pato com 4 intenções e, por último, Gonçalo Lopes com apenas um voto.

FCTUC – É na maior faculdade da Universidade de Coimbra que se vê o maior desconhecimento do ato eleitoral: 130 (54,6%) dos 238 inquiridos admitem não estar a par das eleições. Mais uma vez, João Caseiro lidera nesta faculdade com 17,6% das intenções, deixando a lista E e a lista P a “lutar” pelos restantes 10%.

FLUC – Na Faculdade de Letras as listas do Pato e de Gonçalo Lopes voltam a ganhar algum terreno com 7,0% e 7,5% das intenções de voto, respetivamente. Mais uma vez João Caseiro segue em frente nesta faculdade, contando com 42 (20,9%) dos 201 inquiridos.

FFUC – À semelhança da FMUC, também aqui a lista S lidera destacada dos seus rivais: são 40,5% os estudantes questionados que admitem votar em João Caseiro, com a Lista E e a lista P empatadas em segundo lugar, arrecadando, ambas, 2,4% das intenções. Note-se que esta foi a segunda faculdade em que o desconhecimento foi mais baixo com “apenas” 32,1% dos questionados desta unidade orgânica.

FEUC – É nesta faculdade que a intenção de voto é maior, com quase um quinto da amostra (20,8%) a desconhecer as eleições. E se os “não sei” são poucos, é também aqui que João Caseiro arrecada a maior “fatia” de estudantes: quase 50% (48,5%) da amostra admite querer “Sentir Académica” no próximo dia 17.

FPCEUC – A jogar em casa, João Caseiro volta a ganhar, embora com menor expressão. De um total de 86 estudantes, obteve 29 intenções (33,7%), seguindo-se a lista de Wilson Domingues “Zé” com 3 votos (3,5%), um a mais que Gonçalo Lopes (2,3%).

FCDEFUC – Nesta faculdade a amostra obtida foi pequena, apenas 13 estudantes, não sendo, portanto, muito representativa. Mesmo assim, destaque para as 5 intenções de voto na lista S de João Caseiro (38,5%) e para os 6 “não sei” (15,4%).

MAM/AAC: Gonçalo Pardal à frente com mais do triplo das intenções de voto do seu opositor

O desconhecimento também triunfa nas eleições para a MAM/AAC: mais de 400 inquiridos admitem não estar a par do ato eleitoral (o correspondente a 43,6% da amostra).

As sondagens ainda apontam para mais uma vitória do projeto “Sentir Académica”. Do total de inquiridos, 31,4% admitem votar em Gonçalo Pardal, candidato pela lista S. Excluindo os participantes que não estão a par do ato eleitoral (“não sei”) e fazendo uma distribuição aritmética dos indecisos, o candidato reúne 70% das intenções de voto. É na Faculdade de Medicina que o estudante de Engenharia Química tem mais apoiantes: 64 dos 137 daquela faculdade que responderam à sondagem.

João Maduro, candidato pela lista E, consegue o apoio de 6,6% dos participantes das sondagens. Isto corresponde a 15% do total de votantes. O candidato soma mais intenções de voto na faculdade que frequenta: dos 140 estudantes da Faculdade de Direito que foram questionados, 22 admitem votar em João Maduro.

Ficha Técnica:

Este inquérito foi realizado no dia 10 de novembro, entre as 9 e as 18 horas. 1000 estudantes foram questionados, correspondendo a cerca de 3,5% dos estudantes da Universidade de Coimbra (UC), de forma aleatória, de entre todas as faculdades, sendo que se considera margem de erro de 3% para um intervalo de confiança de 95%. A distribuição das amostras foi feita com base em dados numéricos cedidos pela UC, tendo em conta quantos estudantes tem cada unidade orgânica. A responsabilidade desta sondagem é do Jornal Universitário de Coimbra – A CABRA e do Departamento de Informação da Rádio Universidade de Coimbra.

PARTILHAR: