[object Object]
15.11.2022POR Isabel Simões

Falta de Habitação Estudantil preocupa Câmara de Coimbra

“Estamos a trabalhar para haver mais habitação estudantil em Coimbra”, afirmou José Manuel Silva, na reunião do executivo camarário, ontem à tarde na Sala das Sessões.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) fez questão de responder ao vereador eleito pelo Partido Socialista (PS), José Dias, sobre o repto que lançou para que o Município de Coimbra crie um Programa Municipal de oferta para alojamento estudantil. A promessa de mais habitação estudantil na baixa da cidade vem do programa eleitoral da coligação “Juntos Somos Coimbra” que governa o Município.
À comunicação social, o autarca não adiantou datas apenas confirmou o que tinha dito na sessão, de que será “em breve”.

José Manuel Silva insistiu que com as consequências da guerra na Ucrânia a CMC gastou cerca de nove milhões de euros a mais do que estava orçamentado. O autarca mencionou que o próximo orçamento camarário será “um orçamento de guerra”. “Espera-nos um ano de 2023 muito difícil”, acrescentou.
Ainda assim a Câmara está “a dar passos” com novas aquisições que podem ter como destino habitação estudantil, revelou.

O assunto começou por ser colocado na Reunião de Câmara por José Dias, vereador eleito pelo PS. O vereador lembrou que a nível nacional apenas 14 por cento dos estudantes do Ensino Superior têm alojamento em residências estudantis. Assinalou também que o aumento dos custos de energia, alimentação e habitação afetam a população estudantil.

De acordo com vereador do PS, as Instituições de Ensino Superior do concelho candidataram-se ao Plano de Recuperação e Resiliência para renovação das atuais Residências Universitárias mas, “acima de tudo, para potenciar” a oferta. No total serão cerca de 600 novas camas. O Governo através do Orçamento do Estado, segundo o vereador, acrescentou mais duas medidas que podem ajudar a mitigar a problemática da falta de oferta de habitação estudantil.

Em Coimbra cerca de metade dos estudantes do Ensino Superior vêm de fora do concelho o que aumenta a necessidade de alojamento. José Dias instou a autarquia a apresentar um Programa Municipal de oferta para alojamento estudantil. O programa deve aproveitar as medidas do governo e isentar de IRS e IRC os arrendamentos e subarrendamentos dirigidos a estudantes deslocados.

A próxima Reunião de Câmara acontece em Assafarge a 28 de novembro. Na quarta-feira seguinte pelas 10h00 da manhã, a Câmara de Coimbra discute as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2023.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: