[object Object]

Jorge Coelho é o galardoado do 1.º Prémio de Inovação J. Norberto Pires

A divulgação do projeto premiado, entre os 38 candidatos, teve lugar marcado hoje no Convento de São Francisco, no âmbito da iniciativa Inovação@UC. O prémio no valor de seis mil euros foi criado pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra e pretende estimular e reconhecer iniciativas inovadoras no universo UC.

O projeto NerveGen, de produção (por impressão 3D) de dispositivos médicos biodegradáveis para regeneração nervosa periférica, é o vencedor da 1ª edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires. O galardão foi atribuído pela Universidade de Coimbra (UC) à equipa de Jorge Coelho, docente, investigador do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O responsável deste projeto, esteve à conversa com a comunicação social para explicar o que está por trás do projeto vencedor. As lesões dos nervos periféricos são muito frequentes. Apesar da imensa investigação o enxerto continua a ser a técnica mais usada. A solução encontrada pela equipa do NerveGen possibilita que o nervo volte a crescer.

O projeto faz uso de uma tecnologia que vai permitir personalizar a produção dos tubos em função das necessidades dos pacientes. Para além disso, permite aos especialistas controlar o tempo de degradação desses mesmos tubos.

Os membros criadores do projeto estão em contacto com várias empresas, duas delas internacionais. O importante é que estas grandes empresas, afirma o galardoado, patrocinem não só na vertente da produção como também na parte da divulgação e comercialização que os vai impulsionar à difusão do produto.

Há cerca de cinco anos e meio atrás, no âmbito do doutoramento, os especialistas começaram a trabalhar nesta área. Neste momento, com 9 elementos na equipa, o investigador salienta que no desenrolar do projeto de investigação, houve uma procura de vários especialistas que fossem instruídos nas diferentes valências.

Ao criar um spin-off no IPN em volta do projeto, Jorge Coelho e os outros membros pretendem contratar pessoas mais voltadas para a parte técnica dos tubos.

Este prémio é de “grande importância, não só por reconhecer o trabalho realizado”, afirma Jorge Coelho, mas também porque homenageia um amigo do próprio que já faleceu. Norberto Pires, professor no Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC, fez parte do Conselho Geral da Universidade de Coimbra e faleceu prematuramente na sequência de um acidente rodoviário.

Fotografia – Noticias UC

PARTILHAR: