[object Object]
03.11.2022POR Laura Rojo

10º aniversário de Mellow traz Amaura a Coimbra pela primeira vez a título próprio

No âmbito dos 10 anos de Mellow, o programa de Soul e R&B da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Amaura canta-lhe os parabéns num concerto no Salão Brazil, a 4 de novembro às 22 horas. João André Oliveira, um dos responsáveis do programa, revelou alguns aspetos acerca do contexto histórico do Mellow, incluindo novos detalhes da organização do concerto.

De 10 para 11 de novembro de 2012, Mellow entrou para o ar na edição de Rui Oliveira, o seu idealizador e criador. Três anos depois, Camila Fizarreta, Catarina Ribeiro, e o entrevistado, João André Oliveira, tornaram-se locutores regulares, contribuindo cada um com a sua própria adaptação pessoal no que foi, é, e continua a ser o Soul e o R&B nos últimos anos.

Mas apesar dos diferentes locutores desta última década, o Mellow continua a ser um programa “para um serão quente”. Na entrevista João André Oliveira explicou a evolução verificada desde 2012, e a sua “proposta” para os ouvintes em cada programa.

Apesar da adesão do público português a géneros musicais como o R&B e o Soul, “nós consumimos muito, mas é um consumo externo”, afirma João André Oliveira. Assim, torna-se bastante importante para o Mellow que acolha uma artista portuguesa no seu concerto de aniversário, sendo ela Amaura.

Depois de acompanhar bandas e artistas portugueses como Sam the Kid e os Orelha Negra, Amaura estreia a solo em 2019, com “EmContraste”, no ano seguinte lança o EP “Denso”, e de momento prepara o seu novo disco, “Sub-Espécie”.

Para a realização do concerto no Salão Brazil, João André Oliveira destaca a parceria da RUC com o Jazz ao Centro Clube e o apoio da Associação Académica de Coimbra, que distribuiu fundos monetários às suas Secções Culturais (já no contexto de pós-pandemia), e que acabaram por cobrir “uma boa parte do custo deste evento”.

É a 4 de novembro que Amaura tem o seu primeiro concerto a título próprio em Coimbra, a convite da RUC, para cantar os parabéns ao Mellow.

Quanto ao evento em si, o locutor do programa revelou ainda que Amaura terá a sua própria banda, e que vai apresentar uma música nova, ainda não lançada, do disco “Sub-Espécie”, que de momento só é conhecido o single “Chaka Sacro”. Segundo João André Oliveira este vai ser um momento especial quer para a artista, quer para a Rádio, e tudo indica que esta será “uma noite muito quente, como se quer”.

Os bilhetes para o concerto dos 10 anos de Mellow já estão à venda e têm o custo de 6 euros. Existe a possibilidade de compra online em www.bol.pt ou na secretaria da Rádio Universidade de Coimbra, das 11 às 18 horas.

Fotografia: rede social Facebook de Amaura

PARTILHAR: