exposiçao arquivo da ruc
28.10.2022POR Laura Rojo

Filme “Um quarto no Éter” marca presença no Convento São Francisco

“Um quarto no Éter” conta a experiência de dois visitantes aos estúdios da RUC, durante o seu 25º. aniversário. Onze anos depois, o filme é projetado no Convento São Francisco.

Quase um mês depois da inauguração da exposição “Sempre No Ar!”, o arquivo da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) volta a dinamizar mais uma atividade paralela. Até ao momento, já passou pelo Convento São Francisco uma sessão de Escuta Assistida e amanhã, sábado dia 29 de outubro, teremos um momento de Filme e Conversa com a exibição do filme “Um quarto no Éter” na Black Box, pelas 21h30.

Da autoria de Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda, o filme mostra um ano de trabalho radiofónico nos estúdios do edifício da Associação Académica de Coimbra, no 25º aniversário da rádio. Em conversa com o presidente da RUC da altura, Alexandre Lemos, o filme mostra o olhar de dois ouvintes e visitantes, que contam a sua história do que acontece nos estúdios e nos corredores.

Os realizadores do filme não frequentaram nenhum dos cursos da RUC nem são sócios da rádio; o filme “Um quarto no Éter” é a experiência de um ano de visitas. Quando questionado sobre a proximidade à realidade do filme, em relação aos tempos vividos durante a sua produção, Alexandre Lemos respondeu que “não se trata de um retrato que se possa atribuir a classificação como justo ou injusto, mas sim como duas pessoas viram a rádio naquela altura”.

O filme terá o seu início às 21h30 na Galeria Project Room do Convento São Francisco, e tem a duração de, aproximadamente, uma hora. Depois da sua visualização teremos um momento de conversa onde Alexandre Lemos estará presente, em conjunto com Fausto da Silva e Inês Nascimento Rodrigues com moderação de Gonçalo Pina. No entanto, mesmo não fazendo parte da equipa da Rádio, o convite estende-se a todos os interessados. “É muito fácil pensar que outras pessoas podem ter curiosidade em ouvir e ver um bocadinho de uma história de uma rádio” partilhou Alexandre Lemos.

A exposição “Sempre no Ar!” vai continuar com atividades paralelas durante o seu período de exibição, com mais sessões de Escuta Assistida a 12 e 26 de novembro, e os fins de semana do mês de dezembro contam com pequenas oficinas de rádio destinadas a crianças e famílias. A primeira acontece a 17 de dezembro.

A performance “Echos from a liquid memory – carincur” apresenta-se a 23 de novembro também no Convento São Francisco. O Arquivo da Rádio Universidade de Coimbra vai estar disponível na Galeria Project Room, de quarta a segunda, até 15 de janeiro de 2023.

PARTILHAR: