[object Object]

Ponto Seguro está mais uma vez presente nas Noites do Parque

O projeto Ponto Seguro visa informar e ajudar as pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade através de voluntários destacados, numa tenda, no recinto da Latada.

Na segunda noite da Festa das Latas e Imposição das Insígnias, a Rádio Universidade de Coimbra entrevistou Filipa Lima, responsável pelo departamento de Intervenção Cívica da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra e associada ao Ponto Seguro.

O projeto nasceu na edição da Queima das Fitas deste ano, mas Filipa Lima explica que desta vez a formação dada aos colaboradores foi mais abrangente uma vez que abordaram o enquadramento jurídico da violência sexual, primeiros socorros psicológicos, intervenção em crise e suporte básico de vida.

Para prevenirem acidentes e informarem as pessoas dos riscos, a equipa do Ponto Seguro concebeu ‘flyers’ e compilou um manual com conteúdos de prevenção prestados pelos serviços médicos da Universidade de Coimbra, da Cruz Vermelha e do grupo de violência de Coimbra: Informação, Investigação, Intervenção. Através destes materiais, estão habilitados a transmitirem a informação que receberam nas formações, como por exemplo, a ensinarem as pessoas a manterem-se calmas em situações de ansiedade ao darem estratégias.

O local do ponto seguro foi alterado desde a Queima das Fitas e de acordo com Filipa Lima a mudança deve-se à necessidade de terem um espaço atrás da tenda para que as pessoas tenham alguma privacidade. A coordenadora confessa que o Ponto Seguro estava muito exposto visto que a tenda também servia como banca de informação, o que afastava as pessoas a procurarem ajuda.

A estudante refere que a Cruz Vermelha apenas intervém em casos graves, contudo, o Ponto Seguro responsabiliza-se por prestar o primeiro auxílio às vítimas.

Segundo Filipa Lima, as principais prestações de auxílio são dadas a pessoas com uma intoxicação por excesso de consumos. Até agora, ainda não se depararam com nenhuma caso de violência sexual nesta edição da Festa das Latas.

Para um funcionamento otimizado do Ponto Seguro estão destacadas as duas coordenadoras da Intervenção Cívica e dois colaboradores, da uma às cinco horas da manhã.

 

Foto: Diogo Mateus

PARTILHAR: