[object Object]

Arquivo da UC expõe documentos sobre presença Árabe em Coimbra e no País

No âmbito das Jornadas Literárias de Sharjah foi inaugurada no Arquivo da Universidade uma exposição de documentos que ilustram uma viagem de vários séculos sobre a presença Árabe em Coimbra e no país.

Na inauguração da exposição marcaram presença altos representantes do emirado.  O vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a Cultura e a Ciência Aberta, Delfim Leão, durante a cerimónia manifestou “a honra” em se ouvir falar “português e árabe ” na Sala D. João III do Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC). No espaço onde se encontra o polo I da UC coexistiram, antes da nacionalidade, cristãos e moçárabes em perfeita convivência, lembrou. A exposição demonstra “como essa relação tem todas as condições para ser acarinhada de novo”, realçou o vice-reitor da UC.

Ainda este ano, em novembro, uma delegação da Universidade de Coimbra e da Bienal Ano Zero vai marcar presença na Feira Internacional do Livro de Sharjah. A mostra e as jornadas são apenas dois momentos que ilustram uma convivência que se pretende frutífera.

O documento mais antigo da exposição remonta ao século X, alguns especialistas afirmam ser do século XI, um fragmento raro, em pergaminho que representa a liturgia moçárabe na Sé de Coimbra.

Em outubro de 2018 foi atribuído o doutoramento honoris causa da Universidade de Coimbra ao Xeque do Emirado de Sharjah, Sultan Bin Muhammad Al Qasimi. Partiu dele a iniciativa de realizar as jornadas e estreitar as relações com a cidade, afirmou Delfim Leão.

Na exposição não faltam exemplos de azulejos hispano-árabes que existem nas Igrejas de Ansião semelhantes aos que foram comprados em Sevilha e que foram colocados no início do século XVI na Sé Velha.

Também estão presentes as primeiras traduções para Árabe dos Lusíadas e da mensagem de Fernando Pessoa, cedidas pela Bertrand. A Cultura distingue o emirado de Sharjah.

Para a mostra foram escolhidos “20 itens que representam seis diferentes fundos de arquivo e de duas coleções documentais do AUC”, lê-se na introdução ao catálogo assinada pela diretora, Maria Cristina Vieira de Freitas. As jornadas integram a apresentação do filme “Khoorfakkan”. Vai ser projetado, esta segunda-feira, dia 3 de outubro, na Casa do Cinema, às 21h30. A fita apresenta o olhar árabe do período de domínio português da península arábica.

Sharjah é um dos sete emirados que integram os Emirados Árabes Unidos.

Fotografia: UC

PARTILHAR: