[object Object]

SASUC garante novas residências no Polo I

Apresentação dos resultados do projeto “Porta-a-Porta” aponta trabalho de proximidade com residências universitárias. SASUC anunciam projeto comparticipado pelo PRR para construção de dois novos estabelecimentos de habitação social.

A Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), em conjunto com os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), fez o ponto de situação do “Projeto Porta-a-Porta” (uma iniciativa que visa criar melhores condições de habitabilidade nas residências universitárias) na passada sexta-feira, em conferência de imprensa.

No passado mês de março, após reunir com os delegados de 12 das 13 residências existentes, a DG/AAC entregou um relatório sobre as dificuldades relatadas durante o último Conselho de Ação Social (que reuniu os representantes dos estudantes, a reitoria e os SASUC). Seis meses depois, os dirigentes apresentam uma série de intervenções que, segundo o presidente João Caseiro, ainda não são suficientes.

Embora já existisse um canal de comunicação direto com os delegados das residências, o administrador dos SASUC, Nuno Correia, considera que a participação da Direção-Geral é uma mais valia que promove a proximidade aos estudantes.

Para estas intervenções de manutenção das residências, o administrador afirma existir uma verba de sensivelmente de 500 000€. Apesar do aumento de 2,5% face ao Orçamento de Estado 2021, Nuno Correia explica que a maioria das verbas alocadas provém das receitas dos SASUC.

O responsável pelos serviços de ação social adianta ainda que, no âmbito do PRR, vão ser criadas duas novas residências (uma junto às escadas monumentais e outra na Rua de Camões) a partir do verão do próximo ano, enquanto outras duas (Residência da Rua da Alegria e da Avenida dos Combatentes) vão ser requalificadas. Assim, o administrador acrescenta que no próximo ano vai haver um investimento sem precedentes, que ronda os 12 000 000€.

Esta é uma iniciativa que, no entender de João Caseiro, se deve prolongar ao longo do mandato das próximas Direções-Gerais.

PARTILHAR: