[object Object]

Na UC sobram 105 vagas para a 2ª. fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior

FCTUC foi a única faculdade da Universidade de Coimbra em que há vagas sobrantes para a segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Depois de anunciados os resultados da 1ª. fase de candidaturas de 2022 sobram 105 vagas na Universidade de Coimbra (UC), 47 delas em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, curso da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O diretor da FCTUC, Paulo Eduardo Oliveira, esteve na última terça-feira na emissão especial sobre as matrículas da RUC. O responsável lembrou que Coimbra seguiu a tendência nacional em que Engenharia e Técnicas Afins deixaram 2001 vagas para a segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

No entanto, Paulo Eduardo Oliveira admite a necessidade de melhorar a perceção dos alunos do secundário de que vale a pena inscreverem-se em engenharia eletrotécnica.

O diretor da FCTUC lembra que o Departamento de Engenharia Eletrotécnica oferece especializações para além das antigas áreas de Telecomunicações e de Correntes Fortes. Por vezes os candidatos supõem que as novas áreas são oferecidas apenas pela Engenharia Informática.

Na primeira fase do concurso nacional a Universidade de Coimbra preencheu 97,46 por cento das vagas que disponibilizou. O número de cursos da FCTUC escolhidos como primeira opção pelos candidatos também subiu em relação aos dois últimos anos letivos.

Para o diretor da FCTUC os principais desafios da Faculdade passam pela investigação. Paulo Oliveira revela que a faculdade está a “repensar a organização interna”.

A celebrar 250 anos como herdeira da Faculdade de Ciências criada na Reforma Pombalina, a faculdade assinala em 2022 os 50 anos dos Cursos de Engenharia.

Para assinalar as datas a FCTUC programou um ciclo de colóquios. O próximo realiza-se a 23 de setembro com Constança Providência (Física) e Amílcar Ramalho (Engenharia Mecânica).

O diretor da FCTUC deixa uma mensagem aos novos alunos.

De acordo com a Agência Lusa Foram disponibilizadas no concurso nacional de acesso 54.641 vagas, das quais sobraram 5.284 para a segunda fase.  É “o menor número de vagas sobrantes desde 1999”, refere o Ministério em comunicado. Menos mil face ao ano passado. A segunda fase do concurso nacional de acesso decorre entre 12 e 23 de setembro. Os resultados da 2.ª fase do concurso nacional de acesso são divulgados no dia 30 de setembro

PARTILHAR: