Imagem principal
13.09.2022POR António Monteiro

Climação manifesta-se contra “abate cobarde” dos últimos plátanos da Emídio Navarro

A ClimAção Centro manifestou-se esta segunda-feira à frente da Câmara Municipal de Coimbra. Em causa esteve o abate dos últimos cinco plátanos da avenida Emídio Navarro para a construção da linha do MetroBus.

Foi ostentando ramos das cinco árvores abatidas na manhã desta segunda-feira, na avenida Emídio Navarro, que se juntaram algumas dezenas de manifestantes à porta da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). Apesar de várias tentativas, a ClimAção Centro, movimento ambientalista de conservação da natureza, não conseguiu evitar o abate dos últimos cinco plátanos ainda de pé na avenida Emídio Navarro.

Segundo a Metro Mondego, empresa responsável pela empreitada do Sistema de Mobilidade do Mondego, estas cinco árvores eram “incompatíveis com o projeto em construção”, por estarem no caminho da futura linha de autocarros elétricos. Apesar da ClimAção ter apresentado uma alternativa que evitasse o abate destas árvores, tanto a Metro Mondego como a Autarquia chumbaram a proposta, justificando-se com dois pontos base: perda de financiamento europeu e questões técnicas. Miguel Dias, membro do movimento ClimAção, acusa a Metro Mondego de ter alterado o plano alternativo apresentado pela organização ambientalista, naquilo que considera ser uma “absoluta fraude”.

Para Miguel Dias, o abate destas árvores foi feito de forma “cobarde”, sem qualquer tipo de aviso, e com uma “presença policial exagerada”. O membro do movimento ambientalista considera ainda que este abate mostra que o presidente da CMC, José Manuel Silva, “de ambientalista, não tem nada”.

Para evitar o abate de mais árvores, previsto para construção do sistema de mobilidade, Miguel Dias pretende torná-las “visíveis”, colocando-lhes placares. O ambientalista espera que os cidadãos sejam alertados para “o que se pode esperar que aconteça ao património arbóreo da cidade”.

CpC marca presença e acusa Ana Bastos de “mostrar a sua verdadeira cara”

Jorge Gouveia Monteiro, coordenador do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), marcou também presença na manifestação que decorreu nos paços do concelho, à semelhança de outras ações organizadas pela ClimAção. Gouveia Monteiro, que já havia acompanhado Ana Bastos na vereação durante o anterior executivo municipal, voltou a manifestar o seu descontentamento quanto às justificações apresentadas pela vereadora com a pasta do Urbanismo e Mobilidade. Segundo o coordenador do CpC, Ana Bastos “não levantou problemas de alteração do traçado”, quando fazia parte da oposição durante o executivo de Manuel Machado, tendo agora, no entanto, rejeitado uma proposta de alteração de “escassos metros”.

A ClimAção promete continuar a lutar para evitar o que consideram ser “o abate desnecessário” de árvores para a construção do Sistema de Mobilidade do Mondego.

PARTILHAR: