[object Object]
04.09.2022POR Gonçalo Pina

Miguel Valença: “Personalidade e caráter levam um ponto para Coimbra”

Maior assistência de sempre da Liga 3 testemunhou muita luta no ‘dérbi’ do centro. A perder desde cedo, Briosa de Miguel Valença teve de arregaçar as mangas para não voltar a Coimbra de mãos a abanar.

Foram 17 122 os adeptos que, neste sábado, pelas 19h30, se deslocaram ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa para a assistir ao ‘dérbi’ entre Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) e União Desportiva de Leiria (UDL). As equipas, que se haviam encontrado pela última vez em jogos oficiais na 16ª Jornada da Primeira Liga 2011/2012, vivem hoje uma realidade muito diferente, tendo disputado a 3ª Jornada da Liga 3.

Apesar da pouca posse de bola da Académica, que optou por conceder a iniciativa de jogo ao adversário para conseguir procurar o contra-ataque, o jogo começou com muito equilíbrio e sem oportunidades flagrantes de golo. O marcador só mexeu quando, dentro da grande área, Marco Grilo carregou o avançado da UD Leiria em falta, dando lugar a uma grande penalidade para a equipa da casa. Sem surpresa, Gonçalo Gregório converteu o castigo máximo e assinou o seu 4º golo nesta edição da Liga.

Na segunda metade, o pénalti voltou a ser a única forma de fazer mexer as redes do Estádio Municipal de Leiria. Desta feita, numa altura em que a Académica dava ‘o tudo por tudo’ para conseguir pontuar, uma entrada faltosa sobre Diogo Costa valeu um pontapé da marca dos onze metros à equipa de Coimbra. Chamado a marcar, o recém entrado Diogo Ribeiro não desiludiu e empatou a partida.

No final do jogo, no já habitual momento de agradecimento mútuo entre jogadores e adeptos, o repórter RUC Rui Rodrigues conseguiu falar com o marcador do golo da Briosa, que, em êxtase, afirmou que a equipa merecia a vitória.

Ainda antes de recolher ao balneário, o técnico Miguel Valença também teve a oportunidade de dar uma breve apreciação sobre o encontro.

Após os jogadores terem abandonado o relvado, as centenas de adeptos que se deslocaram a Leiria continuaram a fazer-se ouvir durante largos minutos.

Miguel Valença: “É um ponto que sabe a vitória”

Já com maior serenidade, o timoneiro da Briosa esteve na sala de imprensa para responder às perguntas dos jornalistas acerca do empate entre os UD Leiria e AAC/OAF. Para Miguel Valença, é com “muito orgulho” que a Académica sai com um ponto do Estádio Dr. Magalhães Pessoa.

O treinador aproveitou para deixar uma palavra de apreço aos adeptos que acompanharam a equipa nesta segunda deslocação desta edição da Liga 3. Embora não possa contar com os sócios da Briosa na receção ao Sporting B, que se realiza no próximo dia 18 (a Académica foi castigada com um jogo à porta fechada por incidentes numa amigável de 2019), o antigo guarda-redes acredita que os jogadores vão sentir o apoio daqueles que não vão poder estar nas bancadas

A Briosa segue assim na nona posição da Liga 3, com 3 pontos, depois de uma vitória, um empate e uma derrota.

PARTILHAR: