[object Object]

Paulo Nogueira Ramos (CIAAC) e Luís Almeida (SJ/AAC) são os eleitos da ASC para a ARE

Longa experiência na AAC serviu de motivação para a candidatura de ambos os associados. Clarificação dos estatutos, maior articulação entre as estruturas e resolução dos casos omissos relacionados com comissões administrativas são algumas das prioridades.

Paulo Nogueira Ramos e Luís Almeida foram os eleitos pela Assembleia de Secções Culturais (ASC) para fazer parte da Assembleia de Revisão de Estatutos (ARE). Os associados seccionistas foram eleitos no início do passado mês de julho e já marcaram presença nas várias reuniões que conduziram à aprovação do regimento da Assembleia.

Paulo Nogueira Ramos, presidente do Centro de Informática da Associação Académica de Coimbra (CIAAC), que também já presidiu ao Núcleo de Estudantes de Biologia (NEB/AAC) e integrou a Direção-Geral (DG/AAC), o Conselho Cultural (CC/AAC) e a Comissão Administrativa da Secção de Escrita e Leitura da AAC (SESLA), afirma que se candidatou pela perspetiva “holística” que a passagem nestes cargos lhe confere.

Uma das prioridades do presidente do CIAAC é a clarificação dos estatutos. Paulo Nogueira Ramos não acredita no princípio de que “ninguém pode negar conhecimento da lei” e, por isso, explica que o documento em análise tem de ser mais transparente.

Para além do esclarecimento dos estatutos, o dirigente também aborda a problemática da sobreposição de competências. No seu entender, a solução deve passar por uma maior articulação entre as estruturas.

O outro membro eleito pela ASC foi Luís Almeida, da Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC), que já se havia candidatado pela Lista E no período eleitoral para associados efetivos. O estudante, que atualmente também ocupa o cargo de tesoureiro do CC/AAC, refere que se confrontou com uma série de falhas nos estatutos a partir do momento em que começou a assumir cargos mais administrativos, mas lembra que foi enquanto editor do Jornal Universitário ‘A Cabra’ que percebeu que havia coisas a ser trabalhadas no documento.

Luís Almeida dá destaque à questão das comissões administrativas, que, no seu entender, são uma das lacunas dos estatutos que mais afeta as secções culturais. De acordo com o mestrando da Universidade de Coimbra, esta questão, que também foi apontada por Paulo Nogueira Ramos (ambos confessaram que seguem linhas de pensamento bastante semelhantes), necessita de ser mais aprofundada.

O dirigente da SJ/AAC prevê ainda uma ARE com muita discussão. Segundo afirma, o facto de a assembleia estar distribuída entre várias forças diferentes deve beneficiar a discussão.

Para além de Paulo Nogueira Ramos e Luís Almeida, também Vítor Sanfins e Pedro Andrade apresentaram candidatura, tendo terminado como terceiro e quarto mais votados, respetivamente.

 

PARTILHAR: