[object Object]
05.08.2022POR Gonçalo Pina

Sindicato faz balanço positivo da greve dos SMTUC, mas não deixa de tecer críticas a José Manuel Silva

SNMOT não aceita que acordo aprovado com voto favorável do autarca seja agora considerado “incomportável”. Proposta de internalização dos SMTUC na CMC também não é bem vista pelos trabalhadores.

Termina neste domingo a greve dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) que durou toda esta semana. Em entrevista à RUC, o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Motoristas e Outros Trabalhadores (SNMOT), Manuel Oliveira, revela que a ação se tem revelado um sucesso.

As deslocações entre os locais onde começa e termina o serviço (que, segundo afirma, tinham sido definidas como parte do horário de trabalho – algo que não tem vindo a ser considerado) são a principal causa das reivindicações do sindicato. De acordo com o dirigente sindical, a greve acabou por ser a única via para os trabalhadores, que agora já têm reunião agendada com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

Após saber das afirmações do presidente José Manuel Silva, Manuel Oliveira afirma não compreender como é que o autarca considera que as exigências são “incomportáveis”, dado que concordou com o acordo previamente estabelecido.

Para além da questão descrita, o sindicato ainda se bate contra a internalização dos SMTUC no Departamento de Mobilidade da Câmara. No entender do dirigente, a solução apresentada por José Manuel Silva não resolveria os problemas existentes.

O representante do SNMOT aborda ainda as críticas do atual presidente da CMC, que se queixa de que nos anteriores mandatos não houve greves dos SMTUC, apesar de os problemas já existirem. Segundo Manuel Oliveira, o autarca “deve estar a fazer confusão”.

O dirigente sindical afirmou que espera que os trabalhadores não tenham de voltar a recorrer à greve, apesar de já ter explicado que, em caso de persistência dos mesmos problemas, nova ação teria de ser tomada durante o período letivo.

 

PARTILHAR: