[object Object]
05.08.2022POR Gonçalo Pina

Estudo do ISEC afirma que MetroBus pode ajudar a combater debilidades da mobilidade pedonal em Coimbra

Vários fatores ditam baixa atratividade para circulação a pé na cidade. Sistema de Mobilidade do Mondego pode trazer soluções.

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) realizou um estudo que conclui que a cidade de Coimbra tem um baixo índice de caminhabilidade.

O autor do estudo, Tomás Pereira, fez uso do plug-in Open-Source Walkability Tool for European Union Member States, que tem em conta a permeabilidade da rede pedonal, a densidade populacional, a infraestrutura verde e as amenidades (os serviços disponíveis na área analisada). Em entrevista à RUC, o estudante explica quais eram os seus objetivos quando iniciou o trabalho.

De acordo com Tomás Pereira, existem zonas da cidade com grandes problemas ao nível da mobilidade pedonal, como é exemplo a área que envolve os Hospitais da Universidade de Coimbra. Segundo o jovem inscrito no ISEC, este é um que local está desenhado para quem seja feita uma circulação automóvel.

O estudante afirma também que o Sistema de Mobilidade do Mondego pode ajudar a que a situação seja invertida. Conforme indica, a redução do número de veículos seria importante para que estas zonas fossem mais caminháveis, mas é também necessário que o local se torne mais atrativo.

Para além de poder contribuir para a diminuição do tráfego automóvel no interior da cidade, Tomás Pereira acrescenta ainda que, com o MetroBus, existem pessoas de outros pontos da região que não vão necessitar de trazer o transporte particular para Coimbra.

Em nota de imprensa, o presidente do Instituto, Mário Velindro, considera que este “é um bom exemplo da dinâmica académica e da sua interação com a região”.

PARTILHAR: