[object Object]

“Sentir Torga” expõe a escrita poética do escritor com a poesia das fotografias de Varela Pècurto

A exposição que reúne palavras de Miguel Torga e fotografias dos lugares de Coimbra visitados nos textos poéticos do escritor está patente na Galeria Pinho Dinis da Casa Municipal da Cultura até 20 de agosto.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) conta com a parceria da Fundação INATEL. Miguel Torga, pseudónimo do médico Adolfo Rocha tinha consultório no largo da Portagem. Conhecido como figura austera e sisuda tinha um humor “muito especial”, conta Varela Pècurto.

O fotógrafo Eduardo Francisco Varela Pècurto nasceu a 27 de Abril de 1925 em Ervedal, concelho de Avis, no Alto Alentejo. Casa, como gosta de contar, na véspera de Natal de 1948 e aos 24 anos começa a trabalhar em Coimbra.

Bruno Paixão, diretor da Fundação INATEL em Coimbra, na inauguração da exposição, no último sábado, revela como encontrou o espólio da exposição.

As fotografias de Varela Pècurto dão-nos a paisagem da cidade que Torga conheceu. O fotógrafo inspirou-se nos textos mas teve liberdade para fotografar. Bruno Paixão destacou duas fotografias que de algum modo nos dão a arte do olhar do fotógrafo e a alma do escritor.

O diretor do INATEL ofereceu ao presidente do Município de Coimbra um exemplar do livro publicado pela fundação “Coimbra vista por Miguel Torga”.

A Cooperativa Bonifrates trouxe-nos palavras mordazes do escritor sobre a cidade de Coimbra, a cidade que escolheu para estudar, trabalhar e viver.

A entrada é livre e a mostra pode ser visitada até ao dia 20 de agosto,  de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h30, e ao sábado das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

A inauguração contou também com a presença da vereadora da Ação Social do Município, Ana Cortez Vaz. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, realçou a visão do poeta sobre a cidade e o país.

Da exposição “Sentir Torga” faz parte uma curta-metragem de Tiago Cerveira e Luís Antero,com as paisagens e o som de Trás-os-Montes que o escritor tanto amou.

Realizador e fonografista vão estar dia 12 de agosto na Casa Municipal da Cultura para falarem sobre a curta-metragem patente na exposição com o nome – “O Homem das Vistas”.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: