[object Object]
30.07.2022POR Gonçalo Pina

Equipa de Futebol da AAC/UC alcança pódio na Polónia, mas regressa a Coimbra “com sabor amargo”

Campeãs nacionais não conseguiram revalidar o título europeu conquistado em 2019. Medalha poderia ter “outra cor”, mas derrota nas grandes penalidades impediu acesso à final da competição.

Ao longo da última semana, a equipa feminina de Futebol de 7 da Associação Académica de Coimbra / Universidade de Coimbra (AAC/UC) conseguiu conquistar a medalha de bronze nos Jogos Europeus Universitários 2022 que estão a decorrer em Lodz, na Polónia.

Embora o resultado tenha ficado um pouco aquém do pretendido, uma vez que a formação coimbrã aparecia na competição como campeã europeia, Alexandre Silva, técnico da equipa, afirma que este é “um lugar que engrandece” as estudantes da UC.

No percurso daquela que foi a única equipa portuguesa a fazer-se representar na prova, registam-se vitórias contra a Escola de Economia Norueguesa, da Noruega (1-0), contra a Universidade de Frankfurt (2-0) e contra o Instituto de Tecnologia, da Alemanha (6-0), e contra a Universidade de Lausanne, da Suíça (3-0), sendo que as jovens academistas acabaram por se ver derrotadas frente à Universidade de Munique, da Alemanha (3-0), e à Universidade Pedagógica de Krakow, na Polónia (1-1 (3-2)).

Se os erros cometidas no jogo contra a Universidade de Munique, ainda na fase de grupos, não tiveram grande impacto e foram rapidamente corrigidos, o treinador não esconde a desilusão por ter visto a meia-final escapar à equipa conimbricense nos últimos minutos, terminando derrotada pelas mulheres da Universidade Pedagógica de Krakow.

Recordando a conquista do ouro nos European University Games 2019 (EUG 2019), Alexandre Silva explica que as atletas desse tempo já não são as mesmas que agora alinham pela AAC/UC. Assim, no entender do responsável, as duas conquistas são diferentes na medida em que as condições da equipa não eram semelhantes.

Do ponto de vista individual, destaque para Diana Oliveira, que arrecadou o troféu de melhor guarda-redes em prova, tendo sofrido apenas quatro golos nos cinco jogos realizados. Parafraseando a jogadora, Alexandre Silva aponta que “o prémio não é só dela, mas de toda a equipa”.

O treinador lamentou ainda que este tenha sido o único coletivo da AAC/UC a conseguir trazer uma medalha de Lodz. Nesse sentido, o timoneiro das mulheres que se deslocaram à Polónia deixou críticas à falta de planeamento das instituições.

Junto com a equipa feminina de Futebol de 7 da AAC/UC, também os judocas Francisco Mendes (Ouro) e Beatriz Moreira (Bronze) e a nadadora Margarida Monteiro (Bronze) conseguiram chegar às medalhas nesta edição dos EUG.

PARTILHAR: