[object Object]
27.07.2022POR Gonçalo Pina

Problemas dos SMTUC motivam apelo de José Manuel Silva a membros do Governo

Presidente da Câmara Municipal de Coimbra aproveitou a presença de António Costa e de Pedro Nuno Santos para expor questões relacionadas com os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Falta de apoios e situação “injusta” para com os motoristas são os principais pontos destacados pelo autarca.

Foi durante a cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada de construção da futura Linha do Hospital do Sistema de Mobilidade do Mondego, na qual marcaram presença o primeiro-ministro António Costa e o ministro das Infraestruturas e da Habitação Pedro Nuno Santos, que José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), lançou um apelo às entidades governativas para que atentem aos problemas dos SMTUC.

Segundo declarações do antigo bastonário da Ordem dos Médicos, a “envelhecida” frota de autocarros detidos pela estrutura municipal que cobre um total de 110 diferentes rotas conta com uma taxa de imobilizados de cerca de 35%. Nesse sentido, é cada vez maior a fatia do Orçamento da Câmara que acaba por ser alocado aos SMTUC (agravada agora pela subida de preços dos combustíveis e da energia).

Apesar de reconhecer a importância das ajudas já disponibilizadas pelo governo, José Manuel Silva lembra que os valores atuais não são suficientes para responder às necessidades dos SMTUC, destacando que os atuais problemas ainda devem ser agravados com a entrada ao serviço do MetroBus.

O autarca acrescentou que, no seu entender, o governo deve dar a mesma atenção a Coimbra que dá a Lisboa ou ao Porto, que recebem 85% da dotação do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART).

Nesse sentido, o presidente da CMC anunciou que vai submeter ao Ministério do Ambiente e Ação Climática a proposta de celebração de um contrato de serviço público de transporte de passageiros para garantir a comparticipação direta do governo.

José Manuel Silva lembrou ainda a “flagrante injustiça” de que sofrem os motoristas dos SMTUC desde 2009, tendo transitado da categoria de agente único para a carreira geral de assistente operacional.

Assim, o representante da Câmara Municipal de Coimbra pediu a António Costa que resolva esta situação através de uma iniciativa legislativa e que não permita que aconteça aos profissionais dos transportes públicos o mesmo que está a acontecer com a fuga de profissionais do SNS”.

Para além das questões levantadas, José Manuel Silva fez ainda referência à sua proposta de criação de um departamento de Mobilidade de Trânsito e Transportes para internalizar os SMTUC.

PARTILHAR: