[object Object]

Orquestra Académica da Universidade de Coimbra marcou presença no European Student Orchestra Festival

A Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (OAUC) juntou-se a outras nove orquestras universitárias no European Student Orchestra Festival em Toulouse (França), entre os dias 30 de junho e 3 de julho. Uma atuação “memorável” para os membros da OAUC, que levou o espírito académico da cidade dos estudantes até França.

A OAUC interpretou obras de Joly Braga Santos, Frederico de Freitas, David de Souza e Francisco Lacerda, no dia 1 de julho às 20h00, no Auditorium Saint-Pierre des Cuisines, em Toulouse (França).

Em conversa à Rádio Universidade de Coimbra, Joana Sayal, coordenadora geral da OAUC salienta o balanço positivo da participação da orquestra no festival como também a escolha do reportório ter sido exclusivamente português.

Este tipo de festivais são uma grande oportunidade para dar a conhecer mais sobre a própria OAUC e a sua cidade, afirma a coordenadora geral.

Como enaltece Joana Sayal, a partilha musical e cultural entre as diferentes orquestras académicas é o mais marcante para as diversas orquestras participantes destes festivais internacionais de música erudita se daram a conhecer.

Para além disso, estas orquestras expõem aos participantes e ao público a sua forma de trabalhar e o papel que têm nas suas universidades.

Com uma agenda recheada de projetos, Joana Sayal realça dois concertos fixos, o concerto de abertura do ano letivo da universidade com lugar no TAGV no dia 28 de setembro e o espetáculo da semana cultural da Universidade Coimbra que vai decorrer no dia 1 de março do próximo ano.

Encontro de orquestras académicas e algumas participações na Universidade de Verão vão ser outros eventos, ainda sem data marcada, da orquestra académica.

A OAUC é uma orquestra sinfónica amadora, dirigida a estudantes, docentes e restante comunidade académica. Nasceu de uma parceria, em 2016, entre a Tuna Académica da UC e a Reitoria da Universidade de Coimbra.

Fotografia: Noticias UC

PARTILHAR: