[object Object]

Alunas da UC distinguidas no Archiprix Portugal

A Bárbara Silva foi atribuída uma “Menção Especial Paisagem” por um trabalho sobre São Pedro de Moel e a Cátia Baptista uma “Menção Honrosa” por um projeto de habitação para uma refinaria em Leça da Palmeira.

Bárbara Silva, natural de Viseu, viu o seu trabalho “Sensores de Paisagem” orientado pelo docente da Universidade de Coimbra (UC), João Paulo Cardielos. O projeto teve em São Pedro de Moel, lugar onde passava férias, o seu objeto de estudo. O trabalho envolveu os habitantes da localidade e a Câmara Municipal da Marinha Grande, revelou a aluna da UC.

Cátia Baptista destacou para a RUC a importância de ter estado no grupo final de candidatos e acabar por ver o trabalho “Co-Habitar no mundo Pós-Carbono e Pós-Pandemia”, sobre um projeto de habitação para a refinaria de Leça da Palmeira, reconhecido com uma menção honrosa.

A praia de São Pedro de Moel é envolvida pelo pinhal. Lá, a arquitetura forçada a integrar a natureza construiu habitações que emergem entre pinheiros. O processo de trabalho de Bárbara Silva, “profundamente imersivo”, envolveu visitas aos lugares, entre eles, à Casa Museu Afonso Lopes Vieira.

A proposta de Cátia Baptista pretende intervir em Leça da Palmeira. Transforma quatro depósitos da Refinaria do Cabo do Mundo, em lugares de habitação que têm em conta o que se aprendeu com a pandemia. A arquiteta criou habitats que para além de proporcionarem isolamento e privacidade permitem partilha de recursos.

Ao complementar as voltas “dos cinco e dos sete”, rotas já estabelecidas na faixa de proteção litoral do Pinhal do Rei, a proposta de Bárbara Silva sinaliza pontos de “aventura e descoberta”. A arquiteta falou-nos do principal desafio do projeto.

“Co-Habitar no mundo Pós-Carbono e Pós-Pandemia” de Cátia Barbosa contou com a orientação do docente da UC, Nuno Grande. Transformar, na refinaria que vai ser desativada, depósitos de combustível em habitação coloca dificuldades, mencionou a arquiteta.

Para a 10ª edição do Prémio Nacional do Ensino da Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista – Archiprix Portugal foram selecionadas 22 candidaturas. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu em 9 de julho no Edifício dos Catraeiros da Rua Bento Jesus Caraça em Porto Brandão, Almada.

Fotografias e maquetes: UC

PARTILHAR: