[object Object]
19.07.2022POR Isabel Simões

Câmara de Coimbra reafirma intenção de construir último lote de Habitação Social no Ingote

A perda de financiamento continua a ser a razão invocada pelo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, para avançar com a construção do último loteamento no Planalto do Ingote. A decisão contraria as solicitações das associações de moradores do Planalto no sentido de a autarquia se abster de construir mais habitação social naquele local da cidade.

Como contrapartida às reivindicações dos munícipes, levadas à Assembleia Municipal de Coimbra (AMC), ontem, dia 18, por Rui Calado, da Associação de Moradores de Monte Formoso (AMMF), o autarca de Coimbra comprometeu-se a no futuro edificar 90 por cento da habitação social noutros locais do concelho.

“Estamos de acordo em tudo, separa-nos a necessidade e a vontade de querer responder aos problemas das pessoas e a vontade de não perdermos financiamento porque se perdermos financiamento não estamos a responder às necessidades das pessoas”, afirmou José Manuel Silva. “A partir de agora 90 por cento da habitação social vai ser fora do Planalto do Ingote”, prometeu o autarca.

Rui Calado, falou no momento reservado ao público em representação de quatro associações de moradores do Planalto do Ingote: Monte Formoso, Bairro da Rosa, Rua Cidade de S. Paulo e Bairro António Sérgio. Lembrou que 60 por cento da habitação social de Coimbra está no Planalto do Ingote e que, se contabilizarmos só o tempo da democracia, o Ingote acolheu 90 por cento da Habitação Social do Município de Coimbra.

As associações de moradores estão contra a concentração de habitação social num mesmo local e insistem com a Câmara de Coimbra para que não construa o loteamento aprovado em fevereiro. Para as associações de moradores, a lista de espera de habitação social no concelho de Coimbra ronda as mil famílias e poderia começar a ser resolvida com apoio ao arrendamento, como a Câmara de Coimbra já pratica no Loreto e em Monte Formoso e que o programa 1º. Direito contempla.

O munícipe deixou um apelo para que sejam ouvidas pessoas que precisam de casa e vivem noutras freguesias de Coimbra. A falta de revisão da Estratégia Local de Habitação foi também considerada pelo representante das associações como “um erro estratégico para a cidade de Coimbra como um todo”.

Alguns destaques das diferentes forças políticas sobre o assunto.

Ferreira da Silva, pelo Partido Socialista gostaria de ver revogada a decisão de ser construído um novo loteamento no Planalto do Ingote e lembrou a posição de Carlos Cidade sobre o assunto.

Rui Rodrigues, em representação do partido Nós Cidadãos! que agrega o movimento Somos Coimbra, congratulou-se com a presença do representante das associações de moradores na Assembleia Municipal. Manifestou compreensão pelo que o munícipe veio dizer à AMC mas deixou a mensagem de que não se pode perder o financiamento.

De acordo com a posição das associações de moradores, o movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) através de Graça Simões propôs que se avance antes e desde já para o concurso do Centro Cívico do Planalto do Ingote como forma de atingir “coesão social” do território e “da sua integração qualificada na cidade”.

O deputado municipal da CDU, Pinto Ângelo, saudou a presença do munícipe mas lamentou ter ficado sem saber as iniciativas levadas a cabo pelo grupo de associações de moradores junto dos responsáveis por esta área, ou seja, junto do executivo camarário. Deixou algumas perguntas.

O presidente da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia, eleito pelo PSD, procurou responder às questões colocadas pelo deputado Pinto Ângelo e reforçou o pedido de que a Estratégia Local de Habitação possa voltar a ser discutida por todos.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra em resposta ao repto do CpC informou os deputados de que o projeto do Centro Cívico do Planalto está em revisão pelo arquiteto Carrilho da Graça.

O representante das associações do Planalto do Ingote deixou um abaixo-assinado contra a “mega concentração de habitação social no Planalto do Ingote” ao presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho.

PARTILHAR: