[object Object]
22.06.2022POR Informação RUC

Carla Silva: “Não se está a apostar adequadamente nos recursos humanos [SNS]”

O espaço de comentário do Observatório de dia 22 de junho ficou a cargo da médica e dirigente sindical, Carla Silva, do Sindicato dos Médicos da Zona Centro. Face às notícias que têm inundado a comunicação social, relativas às fragilidades na prestação de serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e à falta de profissionais, a médica de família afirmou a sua opinião.

Para Carla Silva, existe um perigo de afastamento dos médicos do SNS, por não existirem perspetivas de progressão na carreira, pelos salários não serem atualizados face ao aumento do custo de vida e porque o governo não está a contratar profissionais suficientes para responder às carências dos hospitais e centros de saúde.

“A pandemia veio trazer ao de cima as fragilidades que já existiam.”

Segundo Carla Silva, a pandemia veio pôr em evidência as debilidades do SNS, o que se traduziu numa sobrecarga dos profissionais de saúde, alguns sujeitos a situações de burnout; e a um atraso significativo na prestação de serviços. Na opinião da sindicalista, esta situação ainda não foi ultrapassada, tendo impactos que vão perdurar no tempo e que podem afetar a taxa de mortalidade no país.

Outro assunto abordado foi a construção da nova maternidade de Coimbra. Mais do que a escolha do espaço, Carla Silva receia que a provável reestruturação e fusão das equipas de funcionários de obstetrícia poderá levar a uma menor eficácia na resposta e evidenciar as carências ao nível de recursos humanos, tal como aconteceu na fusão hospitalar que deu origem ao Centro Hospital Universitário. Neste sentido, refere a importância de manter a estrutura das equipas médicas já existentes.

A entrevista na íntegra pode ser ouvida através do link que se encontra no topo do artigo.

PARTILHAR: