[object Object]

FONLAD regressa de 25 de junho até 9 de Julho

Pela primeira vez o Festival Internacional de Arte, Vídeo e Performance tem parceria com o Centro Cultural Penedo da Saudade. Para a edição de 2022 foram seccionados 23 filmes internacionais e dois portugueses.

O Festival abre no dia 25 de junho no Centro Cultural Penedo da Saudade com uma conversa sobre vídeo arte com a artista brasileira, Angella Conte, a partir do trabalho que cria. O espanhol Mario Gutiérrez Cru, curador do festival Proyector, vai apresentar  uma das suas últimas produções multimédia, na Casa da Esquina, a 8 de julho, pelas 21h30.

José Vieira, codiretor do festival, destaca a “abertura brasileira” na inauguração.

Depois da pandemia, ao festival que se realiza maioritariamente ‘online’ regressam algumas  atividades presenciais. Em 2 de junho,  o coletivo V-EL-A formado por Élia Ramalho, Alex Lima e José Vieira vai apresentar na Casa da Esquina a performance “Eye of the Storm”, no dia 2 de julho, pelas 21h30. Os artistas vão conjugar as artes do som, do vídeo e da pintura.

Na sua 17ª edição, o festival FONLAD continua a contar com as habituais colaborações de festivais internacionais de Itália, Grécia, Espanha e Brasil.

Um conjunto de mostras de vídeo arte  vai ter lugar nos espaços parceiros. No Centro Cultural Penedo da Saudade vão ser apresentados filmes do festival Strangloscope na inauguração. Na Casa da Esquina, a  2 de julho passam filmes dos festivais Magmart e Miden às 21h30 e em 8 de julho filmes dos festivais Proyector e do FONLAD, também às 21h30.

O festival começa com uma  ‘opencall’ costumam responder entre 200 a 300 filmes. Em 2022 foram escolhidos 25.

Podem ser vistos no festival filmes originários de todos os continentes e originários de vários países. De Portugal apenas dois filmes foram selecionados. Segundo os curadores, regra geral, concorrem mais filmes europeus.

O festival encerra a 9 de Julho na Casa da Esquina com “Lilith vai para todo o lado”. Quando o público entrar na casa “tudo vai ser importante”, afirmou José Vieira. A personagem mitológica Lilith, a mulher que terá existido antes de Eva e que Deus terá criado ao mesmo tempo do que Adão, de acordo com alguns autores, vai abandoná-lo, por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos.

Na conferência de imprensa marcaram presença para além de José Vieira, Cristina Faria responsável pelo Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra, Sandra Jorge da Casa da Esquina e Sérgio Gomes codiretor do FONLAD. Os filmes do festival só estão disponíveis a partir da página do festival durante a sua realização. Todos os eventos são gratuitos.

PARTILHAR: