[object Object]

João Pereira: “Tenho a certeza de que um dia a Direção-Geral vai conseguir pagar a dívida ao Conselho Desportivo”

A relação entre a Direção-Geral e o Conselho Desportivo, a redução de atletas da AAC, a falta de espaços e condições para as secções desportivas e as soluções para dar resposta às necessidades existentes foram alguns dos temas em análise na entrevista a João Pereira.

O espaço de comentário do Observatório de quinta-feira, dia 16 de junho, ficou a cargo de João Pereira, secretário-geral do Conselho Desportivo da AAC.

A atual Direção-Geral ainda hoje está a adaptar-se à realidade e a perceber como é que funciona o desporto na AAC. A comunicação não foi tão rápida como devia ser mas não concordo que as decisões não são tomadas”

Ao contrário de Carlos Clemente, presidente da Secção de Futsal, João Pereira não considera que a falta de tomada de decisões tenha existido, por parte da Direção-Geral, nas secções desportivas. O secretário-geral percebe a critica, embora não partilhe da mesma opinião. João Pereira defende que têm existido entraves e realça que a Associação Académica de Coimbra é uma estrutura muito grande e por vezes existe alguma dificuldade para comunicar internamente.

É importante sensibilizar a Universidade de Coimbra que o desporto é fundamental e que o próprio desporto pode trazer novos alunos para a Universidade”

João Pereira considera que houve um decréscimo de praticantes desportivos desde a pandemia. No entanto, afirma que as secções estão progressivamente a crescer em número de atletas. O secretário afirma que apesar de ainda não se ter atingido o número que havia antes da pandemia, as expectativas são altas. Salienta ainda que a reitoria da Universidade devia de ser mais sensível à dinâmica que o desporto traz à cidade e ao Estádio Universitário. Apesar de considerar que a universidade esteja a acordar para o tema, João Pereira considera que é necessário que se discuta ainda mais o desporto no seio da academia.

Cada secção gostava de ter o seu espaço desportivo, mas infelizmente é insuportável e é impossível devido aos espaços que existe”

Existe um esforço para que o Conselho Desportivo chegue às necessidades de cada secção, mas muitas vezes não é possível, segundo afirma João Pereira. Para o secretário-geral, o Conselho Desportivo tem a responsabilidade de fazer com que haja mais espaços desportivos disponíveis para as secções. O secretário-geral considera que existe essa necessidade, caso contrário não existiam secções desportivas a usar espaços desportivos da cidade, cedidos pela Câmara Municipal.

João Pereira confessou ainda que o Conselho Desportivo está a procura de fazer um real levantamento de todas as necessidades das secções, e perceber efetivamente o que está a faltar e que espaços é que são necessários ter para além dos existentes. O secretário-geral considera ainda que existem custos para os quais não há possibilidades neste momento.

PARTILHAR: