[object Object]

Desafios da saúde pediátrica em debate no Dia Mundial da Criança

No Dia da Criança, o Hospital Pediátrico de Coimbra foi palco da abertura do segundo PedCare Summit, que contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido.

O Hospital Pediátrico de Coimbra foi hoje palco da abertura do segundo PedCare Summit – mostra de cuidados de enfermagem pediátrica. O evento organizado pelo Departamento de Enfermagem do Hospital Pediátrico de Coimbra contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, numa intervenção que colocou lado a lado a importância do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, CHUC, e o dia da Criança que hoje se celebra.

Com a mortalidade materna crescente a ser notícia nas últimas semanas, neste dia da criança o foco foi dado às melhorias dos cuidados neo-natais no último século. Medidas como a implementação do programa nacional de vacinação em 1965 ou dos rastreios neo-natais no SNS foram dados como exemplo do que possibilitou a redução da mortalidade neo-natal de 1 em cada 5 crianças no início do século XX, para 2.4 óbitos por 1000 nascimentos em 2021.

As melhorias médicas e técnicas que possibilitaram estes avanços, dão agora lugar a novas necessidades ao nível dos cuidados de saúde, no entender de Marta Temido, que vê um futuro de prevenção e alteração de comportamentos.

O futuro do próprio Hospital Pediátrico esteve em destaque pela ministra da saúde. Adjetivado pela própria como “um dos mais importantes centros de saúde pediátrica” do país, a unidade do CHUC deverá ver a sua relevância aumentada aquando da instalação da planeada unidade de transplante de medula óssea pediátrica nacional.

Um discurso marcado pela celebração e os projetos de futuro, num momento em que os temas da saúde em português se dividem entre os casos de COVID crescentes e o surto de MonkeyPox em território nacional. O dia também marca o início da última fase de eliminação de taxas moderadoras à luz da lei de bases da saúde. Os esclarecimentos neste tema foram dados à saída aos grupos de comunicação social.

Carlos Santos, presidente do conselho de administração do CHUC aproveitou também a oportunidade para esclarecer os jornalistas presentes quanto ao estado do projeto da nova maternidade. Um tema debatido em assembleia da república na passada semana, que no entender de Carlos Santos, se mantém a tempo e a horas.

O Hospital Pediátrico vai continuar a receber o II PedCare Summit até ao próximo dia 3 de Junho.

PARTILHAR: