[object Object]
31.05.2022POR Laura Rojo

Depois dos incêndios, Pinhal Interior aposta no projeto “Experimenta Paisagem”

A “Cortiçada Art Fest” tem como principal objetivo a criação de um museu aberto de acesso livre, com obras de arte, programação artística e cultural, com roteiro e trilhos para quem visita e habita no pinhal interior.

A apresentação e constituição da Associação Cortiçada Art Fest, teve lugar no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a 30 de maio. O projeto conta desenvolver um território sustentável, no interior da Região Centro de Portugal. Também o desenvolvimento de investigação científica a nível superior é uma das prioridades, como a criação de novos produtos culturais, turísticos, florestais e industriais.

Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro, em conferência de imprensa, contou o que levou à criação da associação.

Todo o trabalho realizado pretende sensibilizar as populações para o valor cultural, artístico e turístico da Região Centro, bem como no combate às alterações climáticas. Assim nasce o “Museu Experimenta Paisagem”, que foge à ideia comum de um museu, pela falta de paredes e de acesso livre e democrático. Suzana Menezes abordou o futuro funcionamento do museu.

Presente na conferência de imprensa, o presidente do Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, abordou uma perspetiva diferente. O responsável referiu outra vantagem como a aposta no desenvolvimento territorial, e o que vai trazer para a Região Centro.

A associação conta assim com uma rede estratégica de parceiros para a realização de todos os objetivos. Algumas delas consistem no Município de Oleiros, no de Proença-a-Nova e ainda no Município da Sertã, que contam desenvolver as suas paisagens em prol da atividade turística e cultural. Pedro Machado continuou a ideia do que é possível obter a partir do local “que menos esperávamos”.

Pelas redes sociais de “Cortiçada Experimenta Paisagem”, vão sendo publicados vídeos e fotografias de alguns dos produtos turísticos e florestais que a Região Centro tem. Mesmo não existindo ainda uma data exata prevista para a abertura do museu sem paredes, segundo a página de Facebook, este é “um sonho que vai acontecendo”.

PARTILHAR: