[object Object]
29.05.2022POR Gonçalo Pina

Faleceu Carlos Cidade

Vereador na Câmara Municipal de Coimbra tinha sido internado de urgência na passada sexta-feira. José Manuel Silva decretou três dias de luto municipal.

O vereador e antigo vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) Carlos Cidade faleceu na tarde de domingo, dia 29, após internamento no Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC) por falência renal, segundo informa a CentroTV. Segundo declarações de Nuno Moita, presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS, à Agência Lusa, o vereador foi vítima da covid-19 associada a outras “outras complicações” de saúde.

Em comunicado, José Manuel Silva, presidente da CMC, afirma ter sido “com enorme estupefação, profunda tristeza e imensurável consternação” que tomou conhecimento do sucedido. Após decretar luto municipal para os próximos três dias e de adiar a reunião de executivo camarário marcada para esta segunda-feira por uma semana (reunião essa em que se deve cumprir um minuto de silêncio em memória do antigo vereador), o autarca salienta que Cidade “será sempre lembrado pela sua permanente e intensa dedicação à causa pública, ao debate político, à luta pelas suas convicções e à defesa do concelho de Coimbra”. Também a Concelhia do Partido Socialista (força política que representava) já reagiu, lembrando que “o Carlos era o mais profundo sentido de camaradagem, ele era Coimbra, ele era o PS” e destacando que “parte um dos maiores nomes da história do PS em Coimbra e fica o seu legado de incansável trabalho em prol dos outros e do seu partido”. Por sua vez, a Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol recorda a “figura proeminente da sociedade de Coimbra” e endereça “as suas sinceras e sentidas condolências” à família do seu sócio 1901.

Jurista, de 63 anos, nascido em Coimbra, Carlos Cidade licenciou-se no Instituto Superior Bissaya Barreto e com pós-graduação em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, pelo Centro de Estudos de Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente, da Universidade de Coimbra. Atualmente, trabalhava no Departamento Jurídico da Águas do Centro Litoral, SA (Grupo Águas de Portugal).

Dirigente sindical da CGTP entre 1980 e 1993, o envolvimento autárquico começa a partir de agosto de 1994, altura em que começa a exercer funções enquanto adjunto e chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado (cargos que assume até à eleição de Carlos Encarnação, em 2002). Sempre eleito pelo Partido Socialista (PS), embora tenha militado no Partido Comunista Português (PCP) até à década de 90, Carlos Cidade é deputado à Assembleia Municipal de Coimbra entre 1997 e 2009, sendo que, desde 2009 até agora, era vereador da Câmara Municipal (durante a presidência de Manuel Machado, de 2013 a 2021, Cidade teve à sua responsabilidade os pelouros da gestão urbanística, ambiente, espaços verdes e jardins, mercados e desporto e no último mandato, de 2017 a 2021, foi vice-presidente da CMC). Durante este período, o representante político tornou-se membro da Comissão Nacional do PS, da Comissão Política Distrital de Coimbra do PS e presidente da Comissão Política da Concelhia de Coimbra do PS.

Carlos Cidade, que agora se candidatava a 1º secretário da Mesa da Assembleia Geral da Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF), já havia sido vice-presidente do clube entre 2000 e 2002. A Lista C, que integrava, já suspendeu a campanha eleitoral, enquanto lista adversária, a Lista D, cancelou a apresentação da sua candidatura, marcada para as 19h00 deste domingo.

PARTILHAR: