[object Object]

Matilde Santos: “A Queima das Fitas é muito mais do que as oito noites do parque, como muita gente acha”

Matilde Santos salienta repetidamente a importância das atividades exteriores à Praça da Canção. Mesmo com os imprevistos do costume, a comissária não deixa de prever uma boa organização destas atividades e apela à participação da comunidade estudantil.

A comissária do pelouro dos Bailes da Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) 2022 e aluna na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), Matilde Santos, esteve à conversa com a RUC durante a emissão da quinta noite na Praça da Canção, na madrugada do dia 25 de maio.

A comissária fez notar a importância das várias tradições que se passam fora do recinto da Queima das Fitas, como a Récita das Faculdades, o Sarau de Gala, o Baile de Gala, o Chá Dançante e o Cortejo dos Pequenitos. Matilde Santos sublinha a importância de as pessoas não se cingirem apenas às oito Noites de Parque, mas também participarem nas restantes atividades para estas se manterem nos anos vindouros.

A estudante da FMUC explicou ainda que, devido à situação pandémica, o Chá das Cinco foi várias vezes adiado e, este ano, não foi possível  acontecer nos moldes dos anos anteriores. Na impossibilidade de as tunas académicas estarem, como é costume, junto dos idosos, devido ao risco de contágio, os grupos foram cantar às janelas dos lares.

Matilde Santos também frisou o seu interesse pelo pelouro dos Bailes e sublinhou a representatividade marcante da sua faculdade no âmbito da organização da Queima das Fitas, uma vez que esta buscou escolher como colaboradores tanto alunos dos mestrados como das licenciaturas farmacêuticas.

A Comissária do pelouro dos Bailes ainda fez questão de realçar, mais uma vez, a importância de as pessoas se irem informando relativamente às diferentes atividades que têm ocorrido no âmbito da Queima das Fitas, afora as Noites de Parque.

Matilde Santos não deixou de salientar o sucesso do Baile de Gala, considerando que o evento não ocorria há dois anos. Este evento, que teve lugar no Estádio Universitário no sábado passado, contou com a presença do reitor Amílcar Falcão, que abriu o baile com a tradicional valsa, acompanhado da comissária. Os loucos anos 20 foram o tema da Gala e, mesmo não havendo tanta adesão como em anos anteriores, muitos dos finalistas não deixaram de agradecer pela realização do baile, afirma a estudante da FMUC.

PARTILHAR: