[object Object]

Praça da República serve de palco a discussão entre eurodeputados durante o Dia da Europa

Necessidade de aproximação aos cidadãos motiva “Parlamento Europeu à sua porta”. Eurodeputados aprovam iniciativa e querem mais.

Coimbra celebrou este dia da Europa com a chegada da iniciativa “Parlamento Europeu à sua porta” à Praça da República. Depois de passar pelas cidades de Vila Real e Viseu, o evento trouxe uma série de conversas e atividades interativas até à cidade dos estudantes, tendo como objetivo dar a conhecer os trabalhos da instituição aos cidadãos.

A sessão de abertura do stand móvel que esteve instalado no coração da cidade entre dia 9 e 11 de maio contou com a presença de figuras como as eurodeputadas Lídia Pereira e Maria Leitão Marques (a quem, mais tarde, se juntaria também Marisa Matias para o primeiro debate do programa), o vice-reitor da Universidade de Coimbra João Nuno Calvão da Silva, Emílio Torrão, presidente da CIM Coimbra, Mário Rui Queiró, administrador do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, e de José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra. Durante o discurso inaugural, o autarca assinala que “a Europa tem sempre as portas abertas em Coimbra”.

Na sequência de uma conversa com o presidente José Manuel Silva, as eurodeputadas presentes juntaram-se numa mesa redonda onde se debateram temáticas tão variadas como o acolhimento de refugiados provenientes da Ucrânia ou a desigualdade de género, contando com a ativa participação do público.

Lídia Pereira: “Eu não concordo quando dizem «ah, lá na Europa…». Coimbra faz parte da Europa!”

A eurodeputada Lídia Pereira, eleita pelo PSD, membro do European People’s Party e presidente da juventude deste partido, foi uma das intervenientes na sessão da manhã desta segunda-feira. Em declarações à RUC, a conimbricense destaca a oportunidade de comemorar o Dia da Europa numa cidade que, apesar do “aparente distanciamento”, é parte do continente europeu.

Para mostrar a relevância dos laços que unem Coimbra à Europa, a eurodeputada referiu uma série de áreas nas quais o Parlamento Europeu age e que têm impacto na vida dos cidadãos locais.

Naquilo que ao “Parlamento Europeu à sua porta” diz respeito, Lídia Pereira saúda a iniciativa e acrescenta achar positivo que existam mais espaços para discutir a União Europeia com os cidadãos fora do contexto eleitoral.

Maria Manuel Leitão Marques: “É com alguma emoção que volto à Praça da República, onde discuti tanta política antes e depois do 25 de abril, para discutir a Europa”

Maria Manuel Leitão Marques, antiga ministra Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, atual eurodeputada eleita pelo PS e membro da Progressive Alliance of Socialists and Democrats, também realça a importância do evento e considera que este constitui uma forma de “trazer a Europa mais próxima das pessoas”.

Para a representante do Partido Socialista, que sublinha as palavras da colega Lídia Pereira ao dizer que o debate europeu não pode ficar reservado para “15 dias de cinco em cinco anos”, a iniciativa “é para repetir”.

Questionada também sobre o impacto do Parlamento Europeu na cidade de Coimbra, Maria Manuel Leitão Marques não se restringe ao papel dos fundos europeus e dá também destaque às decisões que são tomadas no campo da política de investigação e do tratamento de dados de saúde.

Marisa Matias: “Nunca teremos reforço da democracia europeia se não houver contacto direto com as pessoas”

Marisa Matias completa o trio de eurodeputadas convidadas para, durante a manhã deste Dia da Europa, fazerem parte da discussão promovida pelo Parlamento Europeu. A representante política eleita pelo Bloco de Esquerda, que integra o partido europeu The Left, não foge à linha de pensamento das suas parceiras de debate e considera que estas dinâmicas servem para dar mais força à democracia do órgão em que trabalha.

No entender da ex-candidata à presidência da república, a participação da plateia durante a discussão leva a que as três parlamentares formadas na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sejam obrigadas a refletir sobre aquelas que são as preocupações dos cidadãos.

A eurodeputada Marisa Matias comenta ainda que é necessário ligar a discussão do Parlamento Europeu à “realidade concreta das pessoas”, ficando em falta uma maior ligação entre as esferas locais, nacionais e europeias.

Durante a parte da tarde, foi a vez do eurodeputado independente Francisco Guerreiro, que faz parte do The Greens/European Free Alliance, pisar o recém-inaugurado espaço. Moderado pelo jornalista da Antena 1 Pedro Ribeiro, as preocupações ambientais estiveram no centro das intervenções do jovem político.

Francisco Guerreiro: “[O Parlamento Europeu tem de estar mais próximo] para os cidadãos compreenderem quem são os seus eleitos e, da nossa parte, para ouvir as preocupações dos cidadãos”

Em conversa com a Rádio Universidade de Coimbra, Francisco Guerreiro explica que este tipo de iniciativa serve para que haja uma maior aproximação entre eleitos e eleitores, dando a ambos os lados uma visão mais alargada do que é o trabalho do Parlamento Europeu e que assuntos são / devem ser discutidos.

Questionado sobre os pontos de contacto entre a instituição internacional e a realidade local, o responsável eleito pelo PAN (entretanto desfiliado) elenca vários setores que são diretamente afetados pelas decisões do Parlamento Europeu e lembra que cabe aos municípios (e às instituições representadas nos municípios) a envolvência nos programas que possam impactar as cidades.

Francisco Guerreiro deixou ainda uma palavra sobre os mais jovens. O eurodeputado acredita que os efeitos das alterações climáticas devem servir de incentivo para que a nova geração seja mais participativa e exigente com os seus eleitos.

O “Parlamento Europeu à sua porta” tem a sua próxima paragem em Évora (27 e 29 de maio), tendo ainda agendadas passagens por Braga (3 a 5 de junho), Porto (9 a 11 de junho) e Portimão (17 a 19 de junho).

Para conhecer mais sobre o trabalho e as preocupações dos deputados portugueses, pode consultar as entrevistas feitas pela RUC durante a última sessão plenária do Parlamento Europeu, que ocorreu entre 2 e 5 de maio, em Estrasburgo. Pode ouvir aqui as conversas com Francisco Guerreiro, Lídia Pereira, Maria Manuel Leitão Marques, Marisa Matias, Nuno Melo e Sandra Pereira.

PARTILHAR: