[object Object]
12.05.2022POR Informação RUC

Livro vencedor do Prémio Leya 2021 apresentado na Casa da Escrita

Entre realismo e ficção, o romance “As Pessoas Invisíveis” de José Carlos Barros, percorre uma viagem por diferentes tempos da história de Portugal.

Na edição de 2021 do prémio Leya houve mais de setecentos originais inscritos, dos quais catorze foram selecionados para apreciação do júri. O escritor José Carlos Barros, participou com a sua mais recente obra “ As Pessoas Invisíveis” juntando mais um prémio literário ao seu portfólio.

A Rádio Universidade de Coimbra esteve presente na apresentação. José Carlos Barros não escondeu a satisfação pela conquista.

A explicação do título – “As Pessoas Invisíveis” – foi um tema central da apresentação, num livro que demorou cerca de uma década a ser publicado. O escritor justifica a sua escolha como homenagem às pessoas que estavam escondidas devido à ditadura em Portugal

Questionado sobre a inspiração sobre para este livro, José Carlos Barros prefere realçar o trabalho. Para o autor, a linguagem foi um dos pontos decisivos para a conquista da edição 2021 do prémio Leya.

A cargo da apresentação do livro esteve Margarida Mano, professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e ex-Deputada da Assembleia da República.

Sobre a experiência que ganhou, José Carlos Barros assumiu que escreve sobre temas dos quais não tem muito conhecimento, mas que se considera uma pessoa diferente quando chega à última palavra do último capitulo.

O Prémio Leya 2021 é entregue amanhã. Entre os  vários critérios de escolha, aspetos decisivos como por exemplo, a riqueza do vocabulário e as referências histórico-sociais foram determinantes para a eleição da obra como vencedora.

PARTILHAR: