Imagem principal

As Guitarras de Artur Paredes voltam a soar por Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinalou o 123ºaniversário de Artur Paredes. A homenagem contou com uma atuação das guitarras restauradas de Artur Paredes que entoaram pela Casa da Escrita.

A Casa da Escrita acolheu na passada terça-feira, dia 10, uma homenagem ao guitarrista Artur Paredes, que completaria 123 anos. A iniciativa, intitulada de “Artur Paredes: A Guitarra e um Mestre”, foi proclamada através da voz de Jorge Cravo, um dos cultores da canção de Coimbra. O artista afirma que o legado do músico é necessário para quem se quer iniciar nesta arte.

O evento seguiu com um momento musical interpretado por dois guitarristas da cidade na guitarra portuguesa, Bruno Costa e Hugo Gambóias, ao qual se juntaram as guitarras clássicas de Nuno Botelho e Ni Ferreirinha. Jorge Cravo refere que Artur Paredes foi fundamental para a união entre a guitarra e a canção de Coimbra.

O destaque deste evento foi para as três guitarras usadas pelos artistas e que em tempos pertenceram a Artur Paredes, tendo sido entregues ao município de Coimbra por Carlos Paredes, seu filho. A CMC fez o restauro dos instrumentos através das mãos do mestre Fernando Meireles, mostrando o quão superior foi o legado do músico.

A emancipação da guitarra de Coimbra e das peças individuais solistas de Artur Paredes estiveram em destaque no evento em que foi exaltada a vida do guitarrista.

PARTILHAR: