Imagem principal

CMC anuncia que as reuniões de câmara vão começar a ser descentralizadas.

Pelo menos uma vez por mês as reuniões do executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vão realizar-se, “se possível”, fora do Salão Nobre dos Paços do Concelho. A primeira vai decorrer a 16 de maio no Centro Social e Paroquial da Pedrulha.

O presidente da CMC, José Manuel Silva, informou que, durante o mês de maio, as reuniões de Câmara vão começar a ser descentralizadas, passando a realizar-se, algumas delas, nas Juntas e Uniões de Freguesia do concelho. A iniciativa, vem de uma promessa de campanha da coligação que ganhou a Câmara de Coimbra nas últimas Eleições Autárquicas, “Juntos Somos Coimbra”. O anúncio foi proferido na sessão do executivo de ontem, dia 2 de maio, Antes do Período da Ordem do Dia.

No final da sessão o autarca falou sobre o assunto com a RUC.  José Manuel Silva refere que a primeira reunião a ser descentralizada será realizada na Pedrulha. “Queremos fazer uma reunião por mês, se possível, de forma descentralizada”, disse.

Durante 2022, a CMC tem já em agenda mais reuniões descentralizadas. Em junho na Casa do Povo de  Souselas, em Setembro nos Bombeiros Voluntários de Brasfesmes e em outubro na sede da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades.

O presidente da Câmara de Coimbra defendeu que realizar as reuniões nas juntas poderá aumentar a participação das populações nestes atos camarários. E  apelou à inscrição dos fregueses no momento reservado ao público da agenda.

Segundo o dirigente, o objetivo passa por levar estas reuniões a todas as freguesias. O autarca manifesta a vontade de, durante o mandato, levar a reunião do executivo “pelo menos duas vezes a cada freguesia”.

Na sessão, o presidente da Câmara de Coimbra também anunciou que a data e o local da Feira do Livro já estão definidos. A mostra vai acontecer durante as festas da cidade, de um a dez de julho, na Praça do Comércio. Lugar que a Câmara pretende seja o “definitivo” e dessa forma contribuir para a revitalização da baixa da cidade.

A antiga Feira Cultural, onde decorria a Feira do Livro vai assim ser desdobrada em várias feiras temáticas.  “Para não termos um poucochinho de cada uma”, afirmou José Manuel Silva.

Durante a sessão foi também anunciado que o cortejo da Queima das Fitas vai passar na Rua da Sofia e não na Praça 8 de Maio a pedido das forças de segurança, devido às dificuldades que alguns carros têm em ultrapassar a Praça 8 de Maio.

Na reunião foi ainda destacado o facto de a grande maioria das freguesias da cidade estarem 100 por cento cobertas com fibra ótica, tendo a Altice entregado à Câmara certificados que comprovam isso mesmo. Quanto às restantes freguesias, está ainda em análise a forma de proceder à melhoria da sua cobertura.

Outros assuntos em destaque na reunião do executivo como o aumento das contraordenações por estacionamento indevido e os alertas da oposição em relação a questões culturais e de ambiente vão ser tratados em próximos momentos informativos.

A próxima reunião de câmara realiza-se na segunda-feira, dia 16 de maio, no Centro Social e Paroquial da Pedrulha.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: