[object Object]

Conselho Municipal da Cultura de Coimbra reuniu sem cooptar elementos de mérito reconhecido

Da agenda fazia parte a cooptação das cinco personalidades de indiscutível mérito para integrar o Conselho Municipal de Cultura. A votação ficou adiada.

Convento São Francisco, acolheu na sexta-feira, dia 29 de abril, o Conselho Municipal da Cultura de Coimbra. No local estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva e cerca de 130 entidades e instituições culturais da cidade.

Um dos intervenientes na sessão foi João Maria André, que apresentou uma proposta que pretendia limitar o número de personalidades sem ligação à cidade de Coimbra, passíveis de serem eleitas para o Conselho Municipal da Cultura.

Já segundo José Manuel Silva, seria relevante cooptar personalidades de fora da cidade que pudessem trazer ideias novas para a cultura de Coimbra.

Com base nestas visões, formaram-se duas propostas diferentes que foram votadas pelas entidades culturais presentes no local, tendo saído vencedora aquela que não impõe qualquer limite ao número de elementos de fora da cidade que podem ser eleitos.

Em declarações à RUC, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra defendeu que a cidade vai continuar a estar representada no Conselho Municipal da Cultura.

José Manuel Silva referiu ainda que a cidade se mantém relevante no panorama cultural nacional apesar de não ter passado à ‘short list’ na corrida a Capital Europeia da Cultura 2027.

Foi definido um intervalo de 20 dias para a apreciação dos currículos de possíveis candidatos a integrar o Conselho Municipal da Cultura. Após esse período vai ser marcada uma nova reunião para eleger os cinco elementos com reconhecido mérito a serem cooptados.

PARTILHAR: