[object Object]

Emanuel Nogueira: “O comunicado é a Direção Geral a bater com uma pena no reitor”

As eleições para a Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG\AAC), o debate entre João Caseiro e Diogo Vale, candidatos a presidentes da DG\AAC e as recentes declarações polémicas do Reitor da Universidade de Coimbra (UC) foram os principais temas comentados por Emanuel Nogueira, no programa Observatório.

A quatro dias das eleições para a DG\AAC, João Caseiro pela lista V – “Académica de Valores”- e Diogo Vale pela lista U – “Lutar pela Unidade” – estiveram num frente a frente onde puderam expor as suas diferenças.

Emanuel Nogueira começou por admitir que estas eleições, após o falecimento repentino do Presidente em exercício de funções, Cesário Silva, são atípicas. O estudante de doutoramento da Faculdade de Letras da UC explicou que enquanto a lista V olhe para as eleições como algo burocrático, a lista U acredita que existe toda a legitimidade para participar no ato eleitoral.

“O Caseiro é uma cara conhecida, mas ainda não tinha aparecido como apareceu hoje. Fiquei surpreendido pela positiva. Tem uma boa postura e uma boa comunicação”

No comentário ao debate, Emanuel Nogueira afirma que Diogo Vale, candidato pela terceira vez ao cargo, uma cara conhecida nas lutas académicas, esteve igual a si mesmo, sem surpresas. Já João Caseiro, uma cara menos conhecida, impressionou pela positiva.

“Eu acho que eles têm toda a legitimidade para fazer a manifestação, se houve propósitos eleitoralistas, não sei, mas eu não a faria desta forma”

A manifestação convocada pelo reforço da ação social para o primeiro dia da campanha eleitoral foi um dos pontos, na opinião do estudante de doutoramento, que esteve a favor de João Caseiro. A manifestação foi convocada como resposta às polémicas declarações do Reitor da UC.

Segundo Emanuel Nogueira, a manifestação que teve a presença de Diogo Vale, foi precipitada e concorda com João Caseiro que defende que seria mais benéfico se se estivesse esperado pela Assembleia Magna de dia 27 de Abril, para decidir como responder à reitoria.

No entanto, o comunicado que a DG\AAC partilhou como reação à entrevista do reitor à RUC foi “totalmente frouxo”, na opinião do ex-Presidente da Secção de Fado. Declara ainda que é necessário enfrentar a reitoria “para a pôr no sítio”. O estudante reafirma é importante fazer uma oposição forte à reitoria nestas situações, caso contrário a reitoria continuará a ser cada vez mais insensível.

“Naturalmente há momentos da história importantes e nós fazemos deles símbolos. O problema é quando esse símbolos se tornam símbolos vazios”

Emanuel Nogueira expõem a hipocrisia que existe que é, por um lado invocar constantemente as lutas académicas, mas quando chega a hora da verdade, não se honram esses mesmos feitos.

Houve ainda tempo no espaço de comentário para Emanuel Nogueira repudiar e desconstruir declarações proferidas pelo reitor da UC, Amílcar Falcão, uma semana antes, também no espaço de comentário do programa Observatório.

“O reitor voltou a mentir”

O ex-presidente da secção de fado afirma que Amílcar Falcão faltou à verdade quando disse que tinha sido a reitoria a ceder o espaço na Casa das Caldeiras à Secção de Fado. O estudante explica que foi o concessionário do espaço, antigo interveniente da Secção de Fado, que achou por bem ceder temporariamente e parcialmente o espaço.

Pode ouvir o comentário completo no link acima ou no nosso Spotify.

PARTILHAR: