[object Object]
22.04.2022POR Guilherme Carneiro

Académica frente ao Desportivo de Chaves no próximo sábado

Amanhã, dia 23 de Abril, pelas 14 horas, a Académica enfrentará o Grupo Desportivo de Chaves na casa do adversário. Em declarações à imprensa, o treinador, José Gomes, comentou a recente descida de divisão da Briosa, bem como as suas previsões para o confronto a ocorrer no próximo sábado.

O jogo, a realizar no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, contará para a 31ª jornada da 2ª Liga. Relembre-se que este é o primeiro confronto da Briosa após a anunciada despromoção para a 3ª divisão.

O Chaves já somou três vitórias consecutivas nos últimos jogos, enquanto que a Académica se apresenta após o desastroso empate, em casa, com o Penafiel. Depois de um treino da equipa à porta fechada, o atual treinador dos academistas, José Gomes, participou de uma conferência de imprensa onde deu conta das suas principais preocupações e previsões para o jogo que se avizinha.

Em declarações aos meios de comunicação, demonstrou a tristeza e o desgosto perante a descida de posição do clube conimbricense, assumindo, no entanto, uma vontade de continuar a lutar por mais pontos e mais vitórias, encarando as adversidades com garra e profissionalismo.

Compreendendo as dificuldades do tempo presente, e admitindo a difícil posição do treinador e equipa, José Gomes afirma que é necessário «levar [o campeonato] até ao fim da melhor maneira possível» e desenvolver um «trabalho sério, sem esperar por facilitismos». Perante o descontentamento generalizado do público, entende que é necessário resistir à pressão, bem como encontrar um objetivo de foco que permita manter os princípios e a reputação da equipa.

Em balanço para o jogo de sábado, o treinador realça o desequilibro moral e estatístico entre o Desportivo de Chaves e a Académica, dado o reforço dos rivais ao longo dos últimos jogos e a despromoção já confirmada da Briosa. Tendo em conta a realidade da equipa de Coimbra, José Gomes declara que é imperativo «dar o máximo», «não facilitar [perante o adversário]» e continuar a lutar por uma vitória no próximo jogo.

Para remate à entrevista, o treinador dos academistas referiu o apoio e a participação dos adeptos na vida do clube, exaltando o espírito de coragem, dedicação e afeição de todos os conimbricense. Nas suas declarações finais, José Gomes assumiu a infelicidade de «não ter chegado mais cedo [à equipa]» e que, ao treinar a Académica, sentiu-se a treinar «um clube grande».

No próximo jogo, em atualização ao plantel anterior, a equipa poderá contar, novamente, com a presença dos jogadores João Carlos, Ricardo Dias e Jorge Fellipe, enquanto que Mauro Caballero, Fábio Fortes e Daniel Costa ainda não estarão disponíveis para entrar em campo.

Após a partida de sábado, os estudantes ainda irão enfrentar o Mafra, o Trofense e o Farense, em confrontos já marcados para os dias 30 de Abril e 8 e 15 de Maio, ainda âmbito da 2ª Liga, apesar da já irreversível descida de divisão.

PARTILHAR: