[object Object]

Daniel Aragão: “Nós nunca vamos ser demovidos da nossa ação reivindicativa”

O Orçamento de Estado 2022, as declarações do reitor Amílcar Falcão e a descida de divisão da Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol estiveram em destaque na entrevista a Daniel Aragão.

O espaço de comentário do Observatório da passada segunda-feira, dia 18, ficou a cargo do presidente interino da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Daniel Aragão.

O mês de abril e o seu peso histórico foram o primeiro tema a ser tocado pelo estudante de Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Após um curto comentário à reportagem «53 Anos da Crise Académica de 1969: Do “Peço a Palavra” ao “Exijo a Palavra”», no qual Daniel Aragão critica a “desatualização” do professor Elísio Estanque ao criticar a passividade e o partidarismo do associativismo atual, o atual presidente interino da DG/AAC destaca a série de atividades programadas para o “Abril de Valores”: a homenagem a Cesário Silva na Câmara Municipal de Coimbra (CMC), a exposição fotográfica alusiva à década 1964-1974 na cidade de Coimbra e as comemorações do 25 de abril.

“Há muitas reivindicações que ficam por cumprir”

Apesar de assinalar alguns avanços no Orçamento de Estado 2022 em relação ao Ensino Superior (nomeadamente o reforço de ação social na construção e reabilitação de residências, no aumento de bolsas destinadas a estudantes de mestrado e a doutorandos), Daniel Aragão recorda que a propina zero – uma luta antiga dos estudantes – ainda não foi atingida.

No rescaldo das declarações do reitor Amílcar Falcão, que afirmou que os reforços para a ação social se baseiam essencialmente nos fundos do PRR e que têm como finalidade o financiamento e não o funcionamento, o dirigente associativo considera que “todo o dinheiro que venha para a área do ensino superior é um investimento”, assinalando que “é sempre importante que seja reivindicado junto do Estado central não só financiamento para a construção, mas também para a manutenção das residências”.

“Estamos dispostos a encontrar, em conjunto com o administrador dos SASUC, uma solução para os problemas dos estudantes residentes, que têm de ser resolvidos com celeridade”

Em resposta à afirmação de que “hoje em dia com os telemóveis nem estou bem a ver qual é problema de falha de comunicação”, proferida pelo reitor Amílcar Falcão, Daniel Aragão refere “falta de registo de informações, de acompanhamento de determinados processos ou algumas situações que podiam ser resolvidas num espaço de tempo reduzido” – uma constatação que se baseia no “Projeto Porta a Porta: Delegados das Residências Universitárias da Universidade de Coimbra” -, afirmando que “nenhum sistema é perfeito” e dispondo-se a fazer parte da resolução do problema.

Na questão do prato social, o dirigente reforça que, durante o atual mandato da DG/AAC, “temos estado constantemente a lutar pela extensão do prato social às cantinas rosas e às cantinas amarelas”. Recordando o Conselho de Ação Social realizado pela primeira vez desde 2019, no qual o presidente explica terem sido apresentados os problemas dos estudantes e que considera que se deve realizar com maior frequência, Daniel Aragão destaca que “a nossa posição será sempre de reivindicar melhores condições”.

“Os mecanismos têm de ser repensados e readaptados para fazer com que as vítimas se sintam seguras em denunciar, sabendo que estão protegidas pelo anonimato e que vão ser acompanhadas pelos diversos canais”

Em relação às declarações do reitor sobre as queixas de assédio, nas quais Amílcar Falcão disse que “a Universidade de Coimbra “não tem de fazer rigorosamente mais nada” e que “só não denuncia quem não quer”, o presidente interino da DG/AAC reitera que “a postura que devemos ter é de procurar sempre o bem estar dos estudantes, sendo que é uma situação terrível”. Para o dirigente, os meios não só devem ser constantemente repensados e divulgados, como também é necessário e e é preciso criar uma dinâmica de confiança”.

(Os estudantes da UC que pretendam receber apoio ou relatar alguma situação de assédio podem fazê-lo através do Provedor do Estudante (https://www.uc.pt/provedor/contactar), o Gabinete de Apoio ao Estudante ([email protected]t ou presencialmente no Student Hub) ou através da linha SOS Estudante (915246060 / 969554545 / 239484020).)

“Estamos cá para reforçar e para trabalhar com o OAF para pensar estratégias de ligação à cidade e de ligação à casa-mãe”

Naquilo que à descida de divisão da Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) diz respeito, Daniel Aragão constata que “é um momento triste”. O estudante de Economia atenta que este é o momento para “demonstrar apoio institucional para que a estrutura se repense” e explica que a Direção-Geral já começou conversações com o organismo para que se consiga “mobilizar mais os estudantes e os próprios cidadãos”. Quanto ao anúncio do novo parceiro da AAC/OAF, o presidente confirma que já tinha acontecido uma reunião com a DG/AAC e que agora tem resta “aguardar pela Assembleia Geral para averiguar a decisão final”.

Para ouvir a entrevista completa pode aceder através do link acima ou no nosso Spotify.

 

 

PARTILHAR: