Imagem principal
20.04.2022POR Laura Rojo

Criação do primeiro Conselho Municipal da Juventude 

Com o objetivo de dar voz aos jovens o Município promoveu a criação do primeiro Conselho Municipal da Juventude de Coimbra que contou com a participação de dezenas de associações de juventude do concelho.

O vereador com a pasta do Desporto, Ambiente e Juventude, Carlos Lopes, eleito pela coligação Juntos somos Coimbra, falou com a Rádio Universidade de Coimbra (RUC). Ao explicar os motivos que levaram à criação deste Conselho, o vereador referiu que a Câmara tem “todo o gosto” de criar este canal de comunicação e debate para os mais jovens.

 Durante a sessão, que aconteceu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram eleitos os secretários para a mesa do plenário do Conselho Municipal da Juventude, os membros da comissão permanente e ainda o representante daquele órgão.

Entre outras prioridades desta temática, foi discutida a criação de um cartão jovem municipal que ofereça descontos em eventos e iniciativas culturais ou sociais, uma ideia bastante popular na década de 90, que acabou por ser abandonada nos últimos anos.  Sobre o cartão, o vereador da pasta da juventude mencionou à RUC as suas características e o trabalho que ainda têm pela frente.

Ainda em relação ao cartão jovem municipal, Carlos Lopes apontou que a adesão e circulação ainda não está delineada, mas especulou que pode acontecer apenas no verão deste ano.

Relativamente às próximas sessões do conselho municipal da juventude, o vereador Carlos Lopes esclareceu à RUC que vão existir, pelo menos, 4 sessões anuais. No entanto, é de prever, também segundo a necessidade sentida, que o Conselho Municipal da Juventude se reúna mais vezes.

A realização do primeiro Conselho Municipal da Juventude está inserida no programa “Uma semana para comemorar Abril”, que tem como objetivo assinalar os 48 anos do 25 de abril de 1974, e ainda aproximar os jovens da política. Contamos que as próximas sessões vão ser acompanhadas pela Rádio Universidade de Coimbra.

(Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra)

PARTILHAR: