[object Object]
20.04.2022POR Helena Pais

Câmara Municipal de Coimbra quer assumir a gestão do antigo Pediátrico

O município de Coimbra manifestou ao Governo a vontade de gerir as instalações do antigo Hospital Pediátrico.

À exceção dos pavilhões onde se realizavam as consultas externas, as instalações do antigo Hospital Pediátrico de Coimbra estão na posse e sob a gestão do Governo, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva. No entanto, o autarca revelou que esteve à conversa com o Governo sobre “a eventualidade de o município poder assumir a gestão do espaço”, no âmbito do processo de descentralização do Estado na área da saúde. A próxima reunião para debater o assunto já está marcada, mas o presidente ainda não adiantou uma data.

De acordo com o presidente da Câmara, o antigo Pediátrico, encerrado há mais de uma década, “está, neste momento, em degradação e sem qualquer tipo de projeto para lá ser instalado”. Por esta razão, o município quer gerir o espaço e discutir com a cidade o futuro do hospital, sem que este deixe, no entanto, de estar na posse do Governo, referiu o autarca.

Em declarações aos jornalistas, José Manuel Silva avançou também que a autarquia abandonou o projeto que previa a instalação do futuro Arquivo Municipal de Coimbra nos pavilhões das consultas externas do antigo Hospital Pediátrico. Segundo o autarca, o projeto impedia a construção de um novo corredor entre a Avenida Armando Gonçalves e a Avenida Bissaya Barreto, dificultando a circulação, especialmente para os utentes do Instituto Português de Oncologia (IPO). Por isso, o Arquivo Municipal de Coimbra vai instalar-se na estrada de Eiras.

José Manuel Silva garante que “para já, tem havido boa disponibilidade da Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF)” para discutir a cedência da gestão do Pediátrico.

(Fotografia: Público)

PARTILHAR: