[object Object]
01.04.2022POR Damas Morais

Iniciativa cidadã “Caravana pela Justiça Climática” vai percorrer 400 quilómetros em Portugal

Caravana pela Justiça Climática vai percorrer 400 quilómetros para falar com as populações afetadas por problemas climáticos. A RUC foi falar com Ivan Barbeira para falar sobre os objetivos principais, o programa de Coimbra, a transição energética e a transição digital.

A Caravana pela Justiça Climática, que vai percorrer cerca de 400 quilómetros de caminhada, vai começar amanhã, pelo meio-dia, na praia da Leirosa, Figueira da Foz. Esta iniciativa cidadã conta com a subscrição de quarenta organizações de nível local e nacional. Para percebermos mais sobre o acontecimento, a RUC falou com o membro da Climáximo, um dos coletivos que está a organizar a caravana, Ivan Barbeira.

O movimento que tinha começado apenas com o objetivo de seguir e descer o Tejo para falar sobre a desertificação, escassez de água e barragens, cresceu, depois, para um plano que passa por outras localidades, de forma a conseguir ter um maior contacto com os problemas climáticos e as populações.

O ativista, Ivan Barbeira, expõe a empresa Navigator como a mais poluente de Portugal, justificando, assim, o seu criticismo à entidade privada.

No dia 4 de abril, a Caravana vai passar por Coimbra, tendo uma programação que dura desde as 9 da manhã até às 6 da tarde. O dia vai começar com uma ação de protesto na fábrica de cimento, CIMPOR, em Souselas. Segue-se um almoço no parque verde, uma conversa sobre o clima na Escola Superior de Educação de Coimbra, um debate aberto na República Bota-Abaixo e, por fim, uma assembleia aberta nas escadas monumentais com o título “Mudar o sistema, não o clima: a juventude na crise climática”.

O tema do combate às alterações climáticas está na ordem do dia, tanto para a União Europeia como para o governo português, no entanto, para Ivan Barbeira, mais precisa de ser feito, especificamente no que toca à transição dos trabalhadores cujos empregos foram afetados pelo encerramento das centrais de carvão, por exemplo.

O governo de Portugal introduziu, hoje, um programa que tem como foco a transição digital, bem como a transição energética. O membro da Climáximo, Ivan Barbeira comenta os dois temas, dando a sua perspetiva sobre as prioridades que o país devia ter.

Por fim, Ivan Barbeira explica como é que é possível inscrever ou participar na Caravana pela Justiça Climática.

Para além disto, a CP – Comboios de Portugal, vai oferecer transporte gratuito para os participantes da Caravana durante o percurso. O programa diário e outras informações sobre a iniciativa podem ser encontradas no website da Caravana Climática.

PARTILHAR: